Blog do Prisco
Coluna do dia

Segundo Round

Nesta terça-feira, o distinto público poderá acompanhar novamente o horário eleitoral no rádio e na TV nas três cidades catarinenses com segundo turno: Joinville, Florianópolis e Blumenau.

O tempo agora é o mesmo para cada coligação, independentemente do tamanho do trem partidário que cada concorrente puxa. Na Capital, isto pode representar uma vantagem para Angela Amin, que teve bem menos exposição no primeiro turno em função dos 15 partidos que se agruparam em torno de Gean Loureiro.

E também porque a eleição proporcional (vereadores) já foi definida, o que acaba desmobilizando boa parte dos cabos eleitorais que estavam nas ruas pedindo votos. Gean também tinha larga vantagem neste quesito. Angela somou, ainda, o apoio do PSB de Murilo Flores. Pelo contexto, é muito mais um ato simbólico para o eleitorado que apostou no gestor técnico. Resta saber quem terá bala na agulha agora para mobilizar os apoiadores e candidatos a vereador que ficaram pela estrada.

 

Eleitor número 1

Até pelo gesto de recorrer ao Judiciário para tentar ir ao segundo turno no lugar de Angela Amin, Elson Pereira não deve declarar apoio nem à progressista e nem a Gean Loureiro. Seus 50 mil eleitores, um voto que, em tese, é mais ideológico, têm poder para definir o segundo turno. Há quem projete que o número de abstenções, brancos e nulos crescerá substancialmente. O que favoreceria o postulante do PMDB.

 

Intervenção

Mesmo enfrentando resistências, as apostas do presidente estadual do PMDB, deputado Mauro Mariani, garantiu a eleição de três médicos, Volnei Morastoni em Itajaí e Dr. Elcio em Camboriú – Vale do Itajaí, e Rosenvaldo Júnior em Imbituba – Sul do Estado.

As três candidaturas a prefeito foram viabilizadas após o diretório estadual do PMDB fazer a intervenção do diretório municipal nos três municípios, onde não havia consenso sobre os rumos da sigla. A orientação da direção estadual era lançar o máximo de candidaturas a prefeito e avaliou que poderia vencer nas três cidades.

 

Blumenau

Foi o único município que o PMDB-SC interviu e não conseguiu viabilizar candidatura própria. Acabou apoiando a reeleição de Napoleão Bernardes.

 

Dinossauros

E o que dizer de Eliane Rebello e os “históricos” do PMDB de Itajaí, que detonaram Volnei Morastoni, Mauro Mariani e foram para outros partidos? O resultado das urnas mostra que o partido vinha servindo de apêndice a outras legendas nos últimos 20 anos. Que sua direção estava ultrapassada, que não foi capaz de produzir uma nova liderança e que se servia das benesses que o mandatário de plantão poderia oferecer.

 

Fies

Na abertura do FNDE Soluções Locais, no Hotel Marambaia, em Balneário Camboriú, o ministro da Educação, Mendonça Filho, garantiu ao senador Dalírio Beber (PSDB-SC), que os recursos do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES, devem ser liberados até o dia 15 de outubro, assim como estão garantidas as 70.000 novas vagas para 2017.

Mendonça Filho foi categórico ao responder sobre o FIES, que ameaça milhões de estudantes: “Fiquem tranquilos, não haverá prejuízos e esses repasses serão feitos, tanto aos contratos novos quanto aos renovados”.