Blog do Prisco
Coluna do dia

Sem casuísmo

Michel Temer acerta ao enviar o projeto de reforma da previdência ao Congresso Nacional em pleno período de eleições municipais. Evita a pecha de casuísmo e passa uma mensagem de que o governo está focado na gestão e na resolução dos graves problemas do país.

A iniciativa do governo visa a instituir como idade mínima para a aposentadoria 65 anos, uma grande mudança, pois hoje o fator é o tempo de serviço. Trinta anos para as mulheres e 35 para os homens. O patamar que a administração pretende implantar valeria para ambos os sexos.

Temer sinaliza assim, que a questão eleitoral e política não podem estar acima dos interesses nacionais. Evidentemente que a proposta enfrentará grandes resistências e não será aprovada até 2 de outubro. Mas o recado é claro e acertado.

 

Bronca

Prefeito Cesar Souza Junior está na bronca com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Sander De Mira. A prefeitura soltou uma nota oficial declarando-se surpresa com o teor de declarações do empresário. Para o Executivo, foram “declarações opinativas fruto de interesses políticos eleitorais ou interesses insatisfeitos ou ambos. Não há que se confundir declarações isoladas de quem dirige a entidade hoje, com a representatividade e força da ACIF em diversas causas de interesse da cidade”. Não convidem os dois para a mesma mesa.

 

No vácuo

Já Angela Amin está dialogando com De Mira. Ela recebeu, no início da semana, em seu comitê de campanha, a diretoria da enridade. Sander de Mira entregou um documento com propostas para a futura gestão da cidade, tendo como demanda principal a criação de uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

Parceira permanente

A candidata discutiu o tema com a direção da ACIF e comprometeu-se em estudar as propostas no âmbito do Plano de Governo. Angela Amin destacou que durante sua gestão anterior na prefeitura, a entidade foi “uma parceira permanente na defesa dos interesses da cidade”.

 

Pupilo

O Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, do PP, entra de vez na campanha e declara seu apoio ao ex-presidente da OAB local, João Paulo Tavares Bastos (PP) que, em sua primeira disputa política, concorre ao cargo de prefeito ao lado do ex-secretário de Agricultura, Artur de Jesus (PSD). A ideia da coligação “Inovação, Ética, Trabalho e Competência” – formada por PP, PSD, PSB, PT, PRP e PROS, é mostrar ao eleitorado que a nova dupla tem o aval daquele que é considerado um dos maiores prefeitos da história da cidade, com quatro mandatos no currículo.

 

Polarização

Até o momento, a eleição em Blumenau está polarizada entre o prefeito e candidato à reeleição Napoleão Bernardes (PSDB) e o deputado Jean Kuhlmann.

 

Digitais

Em Criciúma, o Raimundo Colombo também resolveu entrar na campanha. Tem pedido votos para Cleiton Salvaro (PSB), que tem como vice Tati Teixeira, correligionária do governador.