Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Senado aprova indicação de lactose em rótulos

Os consumidores que têm intolerância à lactose terão uma ferramenta a mais para sua proteção. O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto (PLS 260 de 2013) de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB/SC) que obriga a indicação dos percentuais de lactose nos rótulos de produtos que contiverem esta substância. O relatório do senador Dalírio Beber (PSDB/SC), aprovado em votação simbólica pela Comissão de Assuntos Sociais, rejeitou o substitutivo que havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e restabeleceu o texto original aprovado pelo Senado.

A proposta do senador Bauer altera o Decreto-Lei número 986 de 1969 obrigando que todos os produtos que tenham lactose, indiquem o teor deste produto em seus rótulos. Dessa forma, não será mais suficiente que haja a indicação da existência da substância na composição dos produtos, mas os valores percentuais, mesmo quando apenas residuais. A proposta ainda estabelece que as referências deverão ser feitas de forma legível, para facilitar a vida dos consumidores.

Bauer explica que a importância de se ter as indicações percentuais exatas está no fato de que a intensidade dos efeitos da intolerância depende das quantidades ingeridas e varia de pessoa para pessoa.

“A literatura médica esclarece essa questão da proporcionalidade. Enquanto a grande maioria das pessoas afetadas pode conviver com a ingestão de até um copo de leite por dia, outras têm sintomas desencadeados por quantidades menores”, destaca o parlamentar catarinense.

O tucano acrescenta ainda que a proposta tem o objetivo de contribuir para melhorar o nível de saúde das pessoas afetadas por essa intolerância, garantindo melhor qualidade de vida, além de um direito fundamental: o da informação sobre consumo. A indicação de percentuais de lactose vai possibilitar, segundo Bauer, que os consumidores possam balancear o consumo da substância sem prejudicar as necessidades diárias de ingestão de cálcio e vitamina D.

“O conhecimento do teor de lactose presente nos alimentos, portanto, é uma condição essencial para essas pessoas administrarem seu consumo diário de leite e derivados e, assim, para a manutenção de uma ingestão adequada de cálcio e de vitamina D”,completa o parlamentar.

Avanço – Intolerante à lactose, a empresária Jéssica Duarte, da cidade de Rio do Sul (SC), descobriu o problema há quatro anos. Desde então, enfrenta dificuldades com os rótulos dos alimentos para saber se há lactose nas composições e quais os percentuais de presença. Ela afirma que a maioria das pessoas que é intolerante à lactose é cercada por dúvidas sobre o que pode comer ou não devido à falta de informação, sobretudo quando o problema é recém descoberto. “(Com a nova lei) Vai facilmente identificar no rótulo sem precisar recorrer às letras miúdas. É um avanço bem grande para facilitar a vida dessas pessoas”, comemora.

O projeto que obriga a indicação do teor de lactose nos produtos aguarda agora o prazo de dois dias úteis antes de ser enviado à sanção do presidente Michel Temer. Durante este período os senadores poderão apresentar recurso para que o projeto seja votado também em Plenário. O requerimento para esta finalidade precisa da assinatura de pelo menos nove senadores.

Foto>arquivo, divulgação

Posts relacionados

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação

Esquerdopata enxovalha SC; deputado devolve na moleira

Redação