Blog do Prisco
Destaques

Senado vai realizar Sessão Solene em comemoração ao Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi

Foi aprovado o requerimento do senador Esperidião Amin, para que seja realizada uma Sessão Especial, no Plenário do Senado Federal, a fim de comemorar o Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi – A Heroína de Dois Mundos, que transcorre em 30 de agosto de 2021. A data para a homenagem ainda será definida (se possível, em agosto).

Em 30 de abril de 2012, foi sancionada a Lei 12.615, que inscreveu o nome de Anita Garibaldi – Ana Maria de Jesus Ribeiro, no Livro dos Heróis da Pátria.

O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura, publicou a Portaria nº 39/2019, de15 de julho de 2019, instituindo e nomeando a Comissão Estadual comemorativa ao Bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi que coordenará as atividades a serem realizadas.

O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) celebrou convênio com diversas instituições italianas, visando celebrar no Uruguai, na República de San Marino, na Itália e no Brasil, o Bicentenário de Nascimento da Heroína.

Complementando a nota acima, até o momento (11h07), cinco senadores assinaram o requerimento como coautores: Dario Berger (MDB/SC), Jean Paul Prates (PT/RN), Paulo Paim (PT/RS), Daniella Ribeiro (PP/PB), Flávio Arns (PODEMOS/PR).