Blog do Prisco
Notícias

Servidores do Judiciário Federal de Santa Catarina seguem em greve

A greve dos servidores do Judiciário Federal iniciou nessa segunda-feira, dia 8, em Santa Catarina, conforme decisão de assembleia no dia 1 de junho. O movimento é nacional e a principal reivindicação é a aprovação, no Congresso Nacional, do PLC 28, projeto que reajusta a tabela salarial dos servidores. O projeto está no Congresso desde 2010. Já foi aprovado na Câmara dos Deputados e está para ser apreciado no plenário do Senado nesta quarta-feira (10). O problema é que até agora não há acordo entre o STF, o Legislativo e representantes do governo para agilizar as negociações entre os poderes em torno de um acordo orçamentário para implementar o reajuste da categoria.
judiciário federal greve
O líder do governo no Senado, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), informou que tem trabalhado para fechar um acordo até esta semana, coincidindo com a votação do PLC 28 no plenário do Senado, mas ainda não há nada concreto nesse sentido. A categoria inclui os servidores da Justiça do Trabalho, da Justiça Eleitoral e da Justiça Federal. A greve começou forte principalmente na Justiça Federal, com concentração no prédio-sede da Avenida Beira-mar Norte.

Cerca de 150 servidores estão em greve em Florianópolis, além dos trabalhadores da Justiça Federal em Lages, Blumenau, Itajaí (ato conjunto com a JT), Rio do Sul, Mafra, Chapecó, Brusque e Criciúma. Em Tubarão, a categoria decidiu pela paralisação diária das atividades durante uma hora. Os colegas da Justiça do Trabalho de Criciúma também param nessa quarta-feira, das 15 às 17 horas, e fazem bandeiraço na frente do Foro. A JT de Palhoça também parou. Joinville iniciou nesta terça-feira o movimento grevista com mais de 40 servidores parados, e a adesão vai aumentar.

Foto: arquivo, divulgação