Blog do Prisco
Coluna do dia

Sessão anulada

A defesa do governador afastado, Moisés da Silva, na pessoa do advogado Marcos Fey Probst, conseguiu mais uma importante vitória judicial no fim da tarde desta quinta-feira, véspera do julgamento final do impeachment.
Foi no âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público, que mandou anular a sessão da Terceira Turma do Conselho Estadual do MP que começou a analisar o arquivamento das investigações contra Moisés da Silva no escândalo dos Respiradores e o voto da procuradora Lenir Piffer, favorável ao desarquivamento do processo.
“A defesa do Governador Moisés compreende que a decisão liminar do Conselho Nacional do Ministério Público restabelece o devido processo legal e as prerrogativas do advogado, substancialmente prejudicados no julgamento da Terceira Turma Revisora do CSMP realizado em 4/5/2021, ora suspenso pela referida decisão liminar,” assinala Probst, que não teve acesso aos autos e não pôde sequer fazer a sustentação oral em favor do seu cliente durante a sessão.
A decisão é da relatora Fernanda Marilena de Sousa Santos.

STF
O ministro Ricardo Lewandowski negou liminar proposta pelo deputado estadual Laércio Schuster, que protocolou reclamação junto ao STF para tentar adiar a definição do processo de impeachment de Moisés da Silva.
O parlamentar, em clara manobra protelatória, argumentou que havia necessidade de nova data para o julgamento para que o Tribunal Especial pudesse ouvir o governador afastado.

Placar
Os opositores de Moisés precisam de sete dos 10 votos para cassar o mandato dele. Qualquer placar inferior a esse devolve o governador ao cargo.

Roteiro
O ex-governador Raimundo Colombo cumpriu agenda em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Participou de reunião com o prefeito de Rio do Sul, José Eduardo Rothbarth Thomé, e concedeu entrevistas para a imprensa. Colombo lembrou que nos últimos dois anos e meio estudou e leu muito para entender todas essas mudanças na política.

Quem perde
Questionado sobre o processo de impeachment do atual governo, com julgamento previsto para esta sexta-feira, Colombo afirmou: “Não sei quem fica, não sei quem sai, mas sei quem perde: Santa Catarina”. E questionou: “Que tipo de governo você está oferecendo para a sociedade. Santa Catarina que era vista como um Estado de referência, melhor Estado do Brasil, com taxa de desemprego baixo, com crescimento econômico alto e com um governo respeitável e hoje está numa situação dramática.”

Crédito
O presidente da Ampe Metropolitana, Piter Santana, alertou para a demora na aplicação prática do programa emergencial de crédito a juro zero do governo estadual, em benefício das micro e pequenas empresas e MEIs. “Não podemos admitir que as instabilidades e disputas políticas interfiram na vida dos empreendedores afetados pela crise econômica e pela pandemia”, afirmou.