Blog do Prisco
Manchete

Setor produtivo pressiona governo para retorno dos trabalhadores já vacinados

O setor empresarial, liderado por federações e entidades representativas do setor em Santa Catarina, está reivindicando ao governo do Estado a urgente edição de um Decreto autorizando o retorno ao trabalho das pessoas JÁ VACINADAS que pertencem aos denominados grupos de risco – aqueles com mais de 60 anos, indígenas, pessoas com comorbidades ou não.
Nas outras unidades da Federação essas pessoas já estão voltando ao trabalho. A medida precisa abranger todos os setores da economia catarinense: indústria, comércio, agricultura e serviços. Os empresários estão se perguntando: será que SC não acredita na vacinação?
Hoje, milhares de trabalhadores catarinenses já vacinados estão em casa, sem trabalhar, mas recebendo salário das empresas.
Além de um custo pesado para as empresas, que inclusive pode levar algumas à falência, essa situação vai provocar um efeito indesejável: os empregadores de mão de obra fatalmente deixarão de contratar pessoas com mais de 60 anos com ou sem comorbidades, indígenas etc.
Está surgindo aí mais uma segregação criada por políticas públicas equivocadas. Essa medida tem que servir para todos os setores e para todos os grupos (exceto gestantes que estão protegidas por MP).
Afinal, esse pessoal já imunizado afastado vai ficar em casa até quando?

foto>Ricardo Wolffenbüttel, Secom, arquivo