Blog do Prisco
Destaques

Sindicato reúne escolas particulares de SC

Com mais de dois mil mantenedores, diretores e professores inscritos, o Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE/SC) promove amanhã (5), das 8h15min às 16h, em São José, a Primeira Jornada Pedagógica 2020 que antecede o início do ano letivo na rede privada de ensino do estado. “Será um dia para aquisição e troca de experiência profissional em todos os níveis de atuação do universo da gestão pedagógica e com isso, inspirarmos as escolas de um novo tempo”, anuncia o professor Marcelo Batista de Sousa, presidente do SINEPE/SC. O encontro é gratuito às escolas afiliadas ao Sindicato, que no próximo julho comemora 59 anos. Escolas não afiliadas e demais interessados pagam R$ 300,00 por participante.

PROGRAMAÇÃO

As atividades nesta quarta-feira (5) serão desenvolvidas no amplo espaço da Arena Petry (Rod. SC 281, nº 4000, São José/SC), e a programação inclui palestras de Celso Antunes, Mozart Neves Ramos e Leo Fraiman. Durante todo o dia da Jornada Pedagógica os participantes vão poder percorrer os estandes dos patrocinadores, montados no local, e conhecer as novidades em produtos e serviços de interesse das escolas fornecidos por Bernoulli Sistema de Ensino,  ELEVA Plataforma de Ensino, Escola da Inteligência, Estante Mágica,  FTD Educação, KRENKE,  LINPLAST, SAE Digital, SPONTE e SYSTEMIC.

“NOVO EDUCADOR”

Celso Antunes vai dar início aos trabalhos relatando os significativos avanços da neurociência e de que forma essas descobertas podem interferir positivamente na progressiva construção de um “novo educador”. A palestra destaca novas e desafiadoras estratégias significativas de ensino. A partir das 10h30min entram em pauta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a formação de professores para o século XXI, com o palestrante Mozart Neves Ramos. Até às 12h ele vai tratar das novas práticas introduzidas pela BNCC, tendo em vista as exigências dos novos tempos para uma educação integral.  Após intervalo para almoço no local, os trabalhos serão reiniciados às 14h para Leo Fraiman discorrer sobre as competências socioemocionais e indicar inspirações e caminhos práticos nesse treinamento profissional. “Diante das mudanças no panorama das relações família-escola e da presença cada vez mais intensa de inovações tecnológicas que redefinem o modo como vivemos, convivemos e trabalhamos, desenvolver e aprimorar as competências socioemocionais dos próprios educadores é uma excelente oportunidade para formar no contexto escolar um ambiente de felicidade com um mindset de crescimento e proatividade”, frisa Fraiman. (Mais informações www.sinepe-sc.org.br)

Marcelo Batista de Sousa, presidente do Sindicato das Escolas Particulares de SC

FOTO PLÍNIO BORDIN