Blog do Prisco
Manchete

Sindifisco Nacional Florianópolis esclarece contadores sobre fraudes

Em palestra realizada na manhã desta quinta-feira (14) no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o delegado Saulo Figueiredo Pereira, da Receita Federal, destacou que “o primeiro passo da arrecadação é a orientação ao contribuinte”. Ao lado dele, os auditores fiscais Rogério Penna e Roger Corrêa, que integram o Sindifisco Nacional/Delegacia Sindical de Florianópolis, explanaram sobre o trabalho que culminou com a Operação Saldo Negativo.

A ação desencadeada recentemente pela Receita Federal desarticulou uma quadrilha que causou um prejuízo de cerca de R$ 2,3 bilhões aos cofres públicos. A investigação identificou ainda a participação de 3.500 empresas de todo o País na fraude. “Somos técnicos, somos éticos e, se erramos, temos que reconhecer e debater para que não ocorra novamente”, disse o presidente do CRC-SC, Marcelo Alexandre Seemann, ao lembrar da importância do sigilo do código de acesso aos certificados digitais.

Em sua fala, o auditor Roger Corrêa detalhou as características dos falsos créditos. “Não se pode acreditar em melhor dos mundos. Não existe compensação com crédito de terceiros. A responsabilidade não se transfere; no fim quem fica com o problema é o seu cliente”, disse. O auditor explicou ainda que os fraudadores se apresentam muito bem, são ardilosos, apresentam bens em garantia, falsificam decisões da Receita, tentam cooptar pessoas de confiança. “Para conquistar clientes eles desqualificam o trabalho dos contadores. Por isso a importância de vocês para convencer os clientes a não pular da ponte”, disse.

Rogério Penna chamou a atenção para a localização da quadrilha, que estava instalada em Santa Catarina mas atuava em todo o País. “Nem todos os parceiros desses criminosos foram alcançados pela investigação, mas detectamos que alguns trabalhavam para outras organizações criminosas. O material da busca e apreensão deve nos levar a algo muito maior. Por isso a importância do contador, denunciando e evitando que essas quadrilhas cresçam”, completou.

A palestra foi transmitida e está disponível no canal YouTube do CRC SC: https://youtu.be/uAWb71L3F4M