Blog do Prisco
Destaques

Sistema FAESC/SENAR foi parceiro em evento que discutiu técnicas de manejo para agricultura sustentável

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Irineópolis foram parceiros do XI Encontro Anual do Programa Planorte Água e Solo, realizado na última semana, em Irineópolis. O evento tratou sobre manejo, fertilidade de solos, irrigação e conservação de fontes de água e foi promovido pelo núcleo gestor do programa, juntamente com a Cidasc, a Epagri, além da Prefeitura Municipal de Irineópolis, CREA/SC, MÚTUA/SC e Associação dos Engenheiros Agrônomos do Planalto Norte (ASSEAPLAN).

O presidente do Sindicato Rural de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol, representou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e ressaltou que o evento foi essencial para disseminar informações que ajudarão o produtor rural a conservar solos e promover a irrigação e conservação de fontes de água, o que trará mais rentabilidade para suas atividades. “Com isso, é possível deixar uma herança para as futuras gerações, cumprindo o propósito de fazer uma agricultura sustentável”.

fotos>divulgação

A engenheira agrônoma Maritza Martins Mansani representou a Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc no evento. “Acredito no Sistema do Plantio Direto, nos ganhos que o bom manejo pode trazer para o meio ambiente, para a sanidade vegetal e também para o produtor. É muito importante a presença da assistência técnica habilitada nas propriedades rurais para a otimização de todos os recursos”, afirma Martiza.

A programação do evento teve a presença dos renomados palestrantes Laercio Dalla Vecchia e o Telmo Jorge Carneiro Amado, inclusive com participação no Dia de Campo na propriedade do produtor Natalício Konig. As estações eram dedicadas à tecnologia de aplicação de insumos, plantabilidade, plantas de cobertura, cisternas e captação de água, e manejo e fertilidade de solos. O Planorte Água e Solo é um programa regional do Planalto Norte Catarinense que visa a promoção de uma agricultura mais sustentável, com aumento da produtividade e economicamente viável.

O presidente Pedrozo realçou a satisfação em fazer parte de uma iniciativa estratégica para fomentar ações e parcerias relacionadas ao manejo conservacionista da água e do solo em Irineópolis e Santa Catarina. “Momentos como esses são valiosos para os produtores rurais e demais públicos envolvidos ampliarem conhecimentos e trocarem experiências sobre ações e projetos relacionados ao segmento”.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Cidasc