Blog do Prisco
Notícias

Sobras dos poderes podem ir a filantrópicos

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pretende destinar sobras orçamentárias da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público aos hospitais filantrópicos do Estado poderá servir de modelo para câmaras de vereadores também encaminhar, no âmbito municipal, recursos para hospitais de cada cidade. Essa ideia foi apresentada pelo deputado Antonio Aguiar (PMDB) ao grupo de vereadores que se reuniu, nesta quarta-feira (10) com parlamentares médicos na Assembleia.

ANTÔNIO AGUIAR HOSPITAIS FILANTRÓPICOS

No encontro em que os vereadores apresentaram proposta coletiva das câmaras para elevar de 12% para 15% o investimento do Estado em saúde, por meio de emenda com origem nos legislativos municipais, o deputado Aguiar entregou cópia da PEC dos Hospitais Filantrópicos ao presidente da União dos Vereadores (Uvesc), Valnir Scharnoski, sugerindo que as câmaras adaptem à realidade dos municípios a proposta que tramita na Assembleia.

“Muitas câmaras municipais devolvem recursos às prefeituras, no final de cada ano. Se aprovarem leis destinando as sobras para os hospitais filantrópicos locais, vão ajudar essas entidades”, explicou Aguiar. Ele destacou que os hospitais filantrópicos são, na maioria dos municípios, a principal estrutura de saúde aonde a população se socorre, especialmente em casos de emergência. O parlamentar elogiou a gestão dessas instituições. lembrando que em sua maioria conseguem realizar procedimentos de média e alta complexidade por custos muito inferiores aos dos hospitais públicos.

Foto: assessoria da bancada do PMDB, divulgação