Blog do Prisco
Manchete

STF acuado!

A cada dia, o STF passa a dar demonstrações de que está sentindo a pegada de ser duramente questionado, e alvo de manifestações inclusive, pela sociedade.

Neste fim de semana, na Universidade de Harvard (EUA), o presidente da corte, Dias Toffolli, teve a desfaçatez de declarar que foi o Supremo quem garantiu a estabilidade do Brasil no período de grande insegurança de 2016. Naquele ano, Eduardo Cunha, hoje presidiário, presidia a Câmara em confronto aberto com o Executivo, que tinha na presidência a inigualável Dilma Rousseff.

É muita cara de pau de Toffolli. Mas considerando-se que, na semana passada, o tribunal promoveu uma sessão de desagravo para si próprio, reunindo OAB, CNBB, associações de magistrados, etc, para lhe emprestar apoio, não dá pra duvidar de  mais nada.

Foi uma verdadeira vergonha para o STF. Uma corte onde há processos importantíssimos parados há mais de 30 anos, caso dos royalties do petróleo questionado por Santa Catarina, auto promover-se para sinalizar que tem apoio social? Brincadeira tem hora. Não por acaso, o ministro Marco Aurélio Mello levantou-se e foi embora da dita sessão. Com razão, o magistrado considerou absurda a iniciativa.

Tentando se justificar

Evidentemente que o fato escancara que o STF está sentindo a pressão. Os ministros estão com medo. Se lançaram mão de tal expediente, é porque sabem que o Supremo está mal das pernas e não tem mais muito crédito junto à população.