Blog do Prisco
Manchete

STJ afasta Witzel do cargo por suspeitas de irregularidades na saúde; Pastor Everaldo é preso

O texto é do site Diário do Poder

“O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel  foi afastado do cargo por 180 dias, segundo determinação do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta sexta-feira (28), na sequência de investigações de corrupção razão em contratos da Secretaria de Saúde.

Assumirá o governo o vice Cláudio Castro, um obscuro ex-vereador escolhido por Witrzel para ser seu companheiro de chapa, em 2018. Castro também está entre os alvos de mandados de busca e apreensão cumpridos nesta sexta-feira. No total, são cumpridos 17 mandados de prisão e 72 de busca e apreensão.

Também foi determinada a prisão do Pastor Everaldo, presidente do PSC, ao qual Witzel é filiado, do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Luiz Tristão e do ex-prefeito de Volta Redonda Sebastião Gothardo Netto, que é médico.

O ministro do STJ expediu mandados de busca e apreensão contra a primeira-dama Helena Witzel e o deputado André Ceciliano (PT),  presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o Palácio Laranjeiras e o desembargador Marcos Pinto da Cruz, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

O afastamento do governo, as prisões e os alvos dos mandados de busca, como o desembargador Marcos Pinto da Cruz e do presidente da Alerj, André Ceciliano, sugerem o desmantelamento de esquema de corrupção para tentar beneficiar

Witzel enfrenta processo de impeachment, na Alerj, e está no centro das investigações da Operação Placebo, que apura corrupção ma aquisição de materiais para o combate à pandemia de coronavírus.

Em maio, ele e sua mulher Helena foram alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal, também determinados pelo STJ.

As investigações se concentravam na contratação de uma organização social de sigla Iabas, emergencialmente por R$835 milhões para construir e administrar sete hospitais de campanha.”

foto>Maurício Pimental, AFP