Blog do Prisco
Manchete

Tecnologia ajuda municípios a aperfeiçoarem a gestão

O uso de tecnologia em nuvem cresceu de forma exponencial na pandemia. Em 2020, segundo levantamento global da Gartner, o segmento cresceu 40,7%. O uso mais intensivo das ferramentas da chamada cloud computing começou no setor privado, mas cresce também na administração pública. O resultado é positivo, como mostram rankings nacionais que medem a qualidade da gestão.

Recentemente, o Índice desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) classificou o nível de Gestão Fiscal dos municípios brasileiros com o índice – IFGF 2021 (ano-base 2020). Em Santa Catarina, quatro entre os cinco melhores colocados usam tecnologia em nuvem: Presidente Getúlio, Iporã do Oeste, Taió e Balneário Piçarras.

“O uso de softwares de gestão aprimora os processos, facilita o acesso às informações e aumenta a eficiência do trabalho nas repartições. Com as ferramentas, o gestor tem acesso rápido e organizado a dados essenciais do orçamento, o que facilita a tomada de decisões”, diz Sedi Zanella, da IPM Sistemas, empresa catarinense especializada no desenvolvimento de softwares para gestão pública que atua nos três estados do Sul, em São Paulo e em