Blog do Prisco
Manchete

Com quatro candidaturas e erros táticos, eleição na OAB/SC é imprevisível

As eleições da OAB/SC entram na reta final com resultado imprevisível. Com quatro chapas concorrendo pela primeira vez na história da entidade, o comando da Ordem pode ser eleito com menos de 30% dos votos. Por isso, qualquer erro nesse momento pode ser fatal.
Faltando uma semana para o dia 25, numa estratégia duvidosa, a candidata da situação, Cláudia Prudêncio, abriu caminho para o crescimento da oposição ao tentar tirar a concorrente Vivian De Gann do caminho alegando que sua chapa registrou mais mulheres do que homens.
Apesar de ter conseguido que a comissão eleitoral decidisse pela substituição de cinco mulheres por cinco homens, Cláudia acabou atraindo a atenção da imprensa de todo o País. Além disso, gerou descontentamento entre as mulheres advogadas e deu visibilidade à candidatura de Vivian. Outra situação que movimentou os bastidores da eleição foi o apoio do presidente da Seccional, Rafael Horn, ao candidato de Felipe Santa Cruz à sucessão no Conselho Federal – num Estado predominantemente bolsonarista, a notícia caiu como uma bomba.
As duas pesquisas de opinião divulgadas até o momento, com números bastante díspares, não são termômetro fiel das intenções de voto. Isso ocorre por uma característica muito peculiar dessa disputa: como as pesquisas não são anônimas, os advogados temem se expor em entrevistas por telefone e acabam não dando pistas seguras do voto. A conferir dia 25 se chegou a vez de uma virada histórica na OAB/SC.
Hoje pela manhã a Comissão Eleitoral da OAB/SC concedeu o registro definitivo da chapa 2 de Vívian De Gann. Permanecem pendentes os julgamentos das impugnações das Chapas 1 e 3, de Hélio Brasil e Gabriel Kazapi.

Conheça os quatro candidatos à presidência da OAB/SC em 2021:

Chapa 1 – Hélio Brasil – Ex-presidente da Aacrimesc, foi Conselheiro na gestão do ex-presidente Paulo Borba
Chapa 2 – Vivian De Gann – Candidata da oposição, tem apoio do ex-presidente Tullo Cavallazzi Filho
Chapa 3 – Gabriel Kazapi – Candidato de oposição, ligado ao PT
Chapa 4 – Cláudia Prudêncio – Candidata da situação, é atual presidente da CAASC e tem apoio do presidente da Seccional, Rafael Horn

foto>montagem com as fotos dos quatro candidatos pela ordem de inscrição das chapas