Blog do Prisco
Coluna do dia

Temer em SC

Um dos primeiros  Estados, senão o primeiro, a ser visitado por Michel Temer assim que for efetivado na presidência da República (o julgamento de Dilma no Senado começa na quinta e deve durar até domingo) será Santa Catarina.

Revelação feita pelo próprio presidente em exercício durante jantar oferecido por um empresário de origem árabe, em Brasília. O evento também foi articulado por Esperidião Amin (PP) que, assim como Temer, também é de origem árabe.

Temer revelou aos presentes a convicção de que assumirá, de fato, o comando efetivo do país a partir da cassação da petista por crime de responsabilidade.

Outros catarinenses foram convidados e participaram do ágape: Raimundo Colombo e Gelson Merísio, a dupla de ouro do PSD de Santa Catarina!

 

Mal-estar

O detalhe é que a aproximação recente de Michel Temer com Esperidião Amin, iniciada depois da relatoria do catarinense ao projeto de renegociação das dívidas estaduais, e as presenças de Raimundo Colombo e Gelson Merísio em evento tão reservado – e que transcorreu em clima de absoluta descontração -, irritou lideranças do PMDB Barriga-Verde.

 

Inimigos

Para quem não lembra, o PP de Amin é o grande rival histórico, o inimigo número 1 mesmo, do PMDB em Santa Catarina.

 

Parcerias

Também não custa lembrar que a seção catarinense do PMDB foi a primeira a saltar fora do então moribundo governo Dilma. Não por acaso, Temer deve vir logo a Santa Catarina e serenar os ânimos, promovendo inaugurações do Túnel do Formigão e da Ponte de Tubarão na BR-101. Rende boas fotos com lideranças locais, além da boa repercussão em período eleitoral.

 

Fim de obras

Aliás, assim que forem inaugurados o Túnel do Formigão e a Ponte de Tubarão encerram mais de 13 anos de obras no trecho Sul da BR-101!

Só que desta vez Michel Temer não vai participar das eleições em Florianópolis, assim como ocorreu em 2012, quando se integrou à campanha de Gean Loureiro. Desta vez, o adversário de Loureiro é a ex-prefeita Ângela Amin, mulher de Esperidião.

 

Rivalidades

Como o PSD estadual caminha celeremente na direção do PP, o PMDB ficou na bronca com Temer, correligionário de Mauro Mariani e companhia ltda. A reaproximação entre pessedistas e progressistas tem vistas não só ao atual pleito municipal, mas também guarda relação com a eleição majoritária estadual de 2018.

 

PMDB e PSDB

Lembrando, ainda, que o PSD e PP estão mais próximos agora porque o PMDB está praticamente fechado com o PSDB para 2018 e também em municípios estratégicos para as eleições municipais, a começar por Florianópolis e Blumenau.

 

Lançamento em Joinville

Candidato a prefeito de Joinville Udo Döhler, esposa Léa Döhler, vice Comandante Nelson Coelho, vice-governador Eduardo Moreira, presidente do PMDB estadual deputado Mauro Mariani, deputado Carlos Chiodini, ex-governadores Casildo Maldaner e Paulo Afonso Vieira, vice-presidente PMDB Joinville Alexandre Brandão e presidentes dos partidos coligados marcaram presença no lançamento da campanha “Juntos no rumo certo”.

 

Nelson Goetten

“O TCE (Tribunal de Contas de Santa Catarina) não poderia mesmo decidir de forma distinta. Os fatos apurados pela Corte eram gravíssimos!”. A manifestação é do juiz de Direito Hélio do Valle Pereira, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital/SC, ao julgar improcedente, em 26 de julho, ação ajuizada pelo ex-deputado federal Nelson Goetten de Lima  contra o Estado e o TCE/SC.

 

Anulação pedida

A decisão foi publicada no Diário da Justiça do Estado de 4 de agosto. O ex-parlamentar pretendia anular decisão da Corte de Contas, que o responsabilizou, solidariamente, pela aplicação irregular de recursos repassados, pelo Fundo de Desenvolvimento Social (FundoSocial), em 2005 e 2006, à Associação Circolo Italiano Oriundi di Padova, de Taió.