Blog do Prisco
Notícias Últimas

Temer reconduzido e PMDB se afasta do PT

O PMDB de Santa Catarina, presidido pelo deputado federal Mauro Mariani, defendeu o desembarque do governo da presidente Dilma Rousseff, a independência das bancadas no Congresso Nacional e colocou os cargos federais à disposição, durante a Convenção Nacional do partido, no sábado, dia 12, em Brasília. Em moção, a delegação catarinense ainda fortaleceu a unidade em torno da liderança do vice-presidente Michel Temer, que foi reconduzido ao comando nacional da sigla por unanimidade. Além de Santa Catarina, estados como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Acre, Espírito Santo, Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, entre outros, também defenderam o afastamento na chamada Carta de Brasília. No prazo de 30 dias, a cúpula nacional decidirá sobre o desembarque. Durante este período, por proposta apresentada pelo deputado Ronaldo Benedet e aprovada em plenário, nenhum peemedebista poderá assumir cargo no executivo federal, sob pena de sofrer a expulsão do partido. O PMDB de Santa Catarina vai aguardar a posição da direção nacional no prazo definido, porém já manifestou que coloca os cargos à disposição.

michel temer reconduzido“Essas manifestações pelo desembarque representam o sentimento da população brasileira. Precisamos achar um caminho para o Brasil, que não suporta mais a crise política e econômica. Este governo não tem mais condições de governar”, alertou Mariani. Os deputados como Rogério Peninha Mendonça, Valdir Colatto e Ronaldo Benedet também reforçaram o posicionamento do PMDB de SC, reivindicando a independência da sigla. Na sexta-feira, o PMDB Mulher e a Juventude do PMDB de Santa Catarina já haviam manifestado, por meio de moção, durante a convenção nacional dos segmentos, a defesa pelo desembarque do Governo Federal. Em discurso, o vice-presidente Michel Temer, reconduzido ao cargo de presidente nacional do PMDB, destacou que o Brasil não pode recuar das importantes conquistas sociais dos últimos tempos e nem perder o bonde do desenvolvimento. “Não podemos permitir que o País tenha sua economia enfraquecida, o avanço do quadro recessivo e do desemprego. Esse cenário deve ser combatido por políticas de valorização da iniciativa privada e de estímulo à expansão da competitividade ao lado de medidas de ajustes que racionalizem a administração por meio de reformas”, destacou ele, que também reforçou a importância de um pacto pela recuperação do Brasil. “Não é hora de dividir os brasileiros e levantar muros, mas de construir pontes para retomar o crescimento econômico e o desenvolvimento social”, frisou.

Executiva nacional – Michel Temer foi reconduzido à presidência nacional do PMDB com 537 votos, ou 96% dos 559 votos dos convencionais presentes. Durante a convenção, Eliseu Padilha anunciou ainda a composição da nova executiva nacional do partido, que terá a participação do presidente do PMDB catarinense, deputado Mauro Mariani, na condição de vogal. Veja a nova executiva:

Presidente: Michel Temer (SP)

1º Vice-presidente: senador Romero Jucá (RR)

2º Vice-presidente: Eliseu Padilha (RS)

3º Vice-presidente: deputado federal João Arruda (PR)

Secretário- geral: deputado federal Mauro Lopes (MG)

1º Secretário: Gedel Vieira Lima (BA)

2º Secretário: deputado federal Leonardo Picciani (RJ)

Tesoureiro: senador Eunicio Oliveira (CE)

Tesoureiro adjunto – senador Valdir Raupp (RO)

Vogais: presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Moreira Franco (RJ), deputado federal Darcísio Perondi (RS), senador Jader Barbalho (PA), Iris de Araújo (GO), ministro Henrique Eduardo Alves (RN), Roseana Sarney (MA), deputado federal Lelo Coimbra (ES), ministro e senador Eduardo Braga (AM), deputado federal Mauro Mariani (SC), João Henrique (PI), senador José Maranhão (PB), senador Raimundo Lira (PB), senador Waldemir Moka (MS).

Suplentes: Tadeu Fillipelli (DF), deputado federal Baleia Rossi (SP), senadora Rose de Freitas (ES), deputado federal Fernando Jordão (RJ), Wellington Salgado (MG), deputado federal Carlos Bezerra (MT), deputada federal Dulce Miranda (TO), Olavo Calheiros (AL), deputado federal Flaviano Melo (AC), vice-governador de Pernambuco, Raul Henry (PE), deputado federal Fábio Reis (SE), e Fátima Pelaes (AP).

PMDB/SC

FOTOS: PMDB/SC