Blog do Prisco
Destaques

Tesouro dá sinal verde para Fundam II

Raimundo Colombo  foi recebido em audiência pelo presidente Michel Temer, no início da noite desta quinta-feira, 30, no Palácio do Planalto, em Brasília. Dois assuntos dominaram o encontro. As ações do governo federal após a operação Carne Fraca e a aprovação do pedido de financiamento do Estado para lançar a segunda etapa do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).

De acordo com o governador, a Secretaria do Tesouro Nacional está finalizando o relatório acerca da captação de financiamento junto ao BRDE para a segunda edição do Fundam. “O estudo tem parecer favorável,” informa Colombo, salientando que são cerca de R$ 700 milhões destinados a “atender 100% dos municípios de Santa Catarina.” Prefeitos e deputados certamente vão comemorar a notícia. A primeira edição do Fundam, há dois anos, foi a salvação da lavoura para muitos políticos, notadamente os gestores de pequenas prefeituras com apoio de parlamentares.

Governador agradeceu o presidente pela atuação decisiva na questão da carne
Governador agradeceu o presidente pela atuação decisiva na questão da carne

Os recursos podem ser utilizados para obras de infraestrutura, construção de creches, escolas, postos de saúde, enfim, fica a critério de cada município. Na primeira versão, coube aos deputados realizarem as indicações. Cada um teve uma cota específica para destinar.

Raimundo Colombo também agradeceu e elogiou a atuação do presidente no episódio da Carne Fraca, destacando, ainda, a atuação do Ministério da Agricultura. “Governo agiu na hora certa, na medida certa, com muita precisão. Mostrou que a primeira versão não era real, conseguindo credibilidade. O processo foi muito bem administrado,” enalteceu o governador. A reforma da Previdência também foi tratada na audiência.

Foto>divulgação