Blog do Prisco
Coluna do dia

Tiro no pé

Aliados do governo Michel Temer, o PSDB e o DEM, patrocinam ações no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando o fatiamento do julgamento de Dilma Rousseff no Senado. Numa manobra jamais vista antes na história deste país e sob a batuta do próprio presidente da suprema corte, a ex-presidente foi cassada, mas preservou os direitos políticos. Algo absolutamente inconstitucional e absurdo.

Do ponto de vista jurídico, as ações estão absolutamente corretas. Mas do ponto de vista político, podem ser um baita tiro no pé.

Se o STF, que troca de presidente no dia 12 com a ascensão da ministra Carmen Lúcia, resolver entrar nesta dividida vai constranger Lewandowski e o próprio Tribunal. E se questionar a atitude tomada no julgamento com o tal fatiamento, pode embolar todo o jogo, chamando o Senado novamente a se manifestar. A novela do impeachment pode ainda não ter acabado!

 

Inócua

Já a ação proposta por Dilma Rouseff, pedindo a anulação do julgamento, é muito mais para criar um fato, mantendo “a luta”. Mas é absolutamente inócua.

 

Criminosos

Bandidos mascarados, saqueando lojas, depredando patrimônio público e privado e ameaçando as pessoas, além de atrapalharem a vida de milhares de trabalhadores que encerravam mais uma semana suada de labor, têm que ser enquadrados criminalmente. Florianópolis viveu uma sexta à noite de horror, que não pode ser encarada como algo normal, uma “manifestação”. Cadeia nestes criminosos.

 

Midiático

Em Balneário Camboriú, bombou nas redes sociais, ultrapassando 23 mil visualizações, um post do candidato Leonel Pavan. Ele gravou um vídeo à noite, ajoelhado tirando lixo de um bueiro da cidade. Bem ao estilo Pavan!

 

Crise e descontração

O governador Raimundo Colombo visitou a Expointer, em Esteio (RS). Na Casa de Santa Catarina, no parque de exposições Assis Brasil, Colombo conversou primeiro com o vice-governador gaúcho José Cairoli e, depois, com o governador José Ivo Sartori. Entre os assuntos, a queda na arrecadação e as dificuldades enfrentadas pelos Estados. Para descontrair, Sartori contou uma piada e todos riram.

 

Badesc em Criciúma

A diretoria do Badesc reuniu seu corpo gerencial em Criciúma para abordar assuntos internos e aproveita para falar de sua linha de crédito mais atrativa no momento. O encontro ocorreu na sede da Associação Empresarial de Criciúma, onde também está localizada a gerência regional do banco. O presidente Cesar Smielevisk (Acic) deu as boas vindas à equipe da Agência de Fomento de SC.

 

Saúde

Trinta e nove Santas Casas e hospitais filantrópicos de Santa Catarina vão receber aporte de R$ 27,3 milhões do Ministério da Saúde. O anúncio foi feito pelo ministro Ricardo Barros na última quinta-feira, durante o 26ª Congresso de Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, em Brasília. O Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo senador Dalirio Beber (PSDB), atuou fortemente para que esses credenciamentos pendentes fossem liberados.