Blog do Prisco
Destaques

TRE inicia novo ciclo de biometria e revisões!

Foi aprovada em sessão do Pleno ocorrida no último dia 7 de novembro a nominata dos 122 municípios que passarão pelo processo de revisão do eleitorado no período 2018/2019. A revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos consiste na convocação dos cidadãos de uma localidade para comprovar o seu domicílio eleitoral e colher as impressões digitais e fotografia. Em Santa Catarina, 62 municípios possuem 100% do eleitorado biometrizado.

No momento, 9 municípios já iniciaram seu processo revisional, com término de prazos variados que vão de março a agosto de 2019. Além desses municípios, o TRE-SC segue com o projeto da biometria ordinária em outras 111 cidades do estado, onde o comparecimento não é obrigatório, mas servirá, a exemplo das revisões, para ampliar o quantitativo do cadastramento biométrico em SC. Nas Eleições 2018, mais de 70% do eleitorado catarinense foi identificado pela biometria para habilitação ao voto.

O atendimento nos cartórios eleitorais pode ser agendado pelo site do TRE-SC. Para a revisão, o eleitor deve levar documento de identidade oficial com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos 3 meses) e, caso possua, título de eleitor. Para o primeiro título, eleitores homens maiores de 18 anos devem apresentar também o comprovante de alistamento militar.