Blog do Prisco
Manchete

Três audiências públicas movimentam a Alesc nesta primeira semana de setembro

Setembro inicia com intensa movimentação no Parlamento, que promove três audiências públicas agendadas para esse início de semana e que buscam mobilizar a sociedade para debater assuntos específicos que estão preocupando os catarinenses como a crise no setor leiteiro, a situação do sistema de esgoto da Praia dos Ingleses, na Capital catarinense e a mobilidade urbana na BR-101.

Nesta segunda-feira (4), no Alto Vale do Itajaí, no município de Presidente Getúlio, a audiência pública, da Comissão de Agricultura e Política Rural, presidida pelo deputado Altair Silva (PP), prossegue com as discussões a respeito da situação dos produtores de leite da região. Na sexta-feira (01) esse assunto pautou o debate no município de São Miguel do Oeste.

Crise no setor
Em discussão, um cenário alarmante provocado pelo aumento das importações de leite, principalmente da Argentina e Uruguai.  Essa realidade representa prejuízos para o produtor catarinense, já que o custo de produção nos países vizinhos é menor.  Os pecuaristas de gado leiteiro pleiteiam uma cota de importação para não prejudicar a produção nacional.

De acordo com a Epagri, de janeiro a julho deste ano, as importações aumentaram 181,4% em relação ao mesmo período de 2022, sendo que 98% das importações de lácteos feitas pelo Brasil vieram dos países do Mercosul.

Dados importantes
Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do Brasil. O estado, que produz aproximadamente 3 bilhões de litros por ano, tem na produção leiteira a  terceira maior cadeia produtiva, ficando atrás apenas da produção de aves e suínos .

Inclusive, 75% da produção de leite do estado é fornecida pela região Oeste, sendo Concórdia a maior produtora catarinense.

Conforme o presidente da comissão, deputado Altair Silva, o objetivo do debate é ouvir o setor que vem sofrendo com a questão leiteira do estado.

Saneamento e mobilidade
Mobilidade da  BR-101 e saneamento básico pautam o debate desta terça –feira (05).  Amanhã, às 10h, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, uma audiência pública, proposta pela Comissão de Transporte e Desenvolvimento Urbano, vai discutir a trafegabilidade da BR-101, no trecho entre Governador Celso Ramos a Barra Velha, com autoridades e representantes do setor.

Já no final da tarde, às 18h30min, está agendada uma audiência pública que vai tratar da Situação do Sistema de Esgoto da Praia dos Ingleses, na sede da  Afalesc, na estrada Vereador Onildo Lemos, 115 – Ingleses do Rio Vermelho . Esse debate foi proposto pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Na quarta-feira (6), véspera do feriado da Independência, está programado o lançamento de mais uma frente parlamentar: a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar, proposta pelo gabinete do deputado Marquito (PSol).