Blog do Prisco
Destaques

Tubarão: equipe de Saúde para abrir mais 20 leitos de enfermaria e 8 de UTI

A prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Saúde e Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), acertou na manhã desta quarta-feira (17), o envio de uma equipe formada por enfermeiros e técnicos de enfermagem do município para auxiliar o hospital, no enfrentamento dos casos de Covid-19. A formatação dessa parceria de emergência será feita nos próximos dias e passará pela Câmara de Vereadores, com os profissionais podendo iniciar os trabalhos na próxima semana.

A quantidade de enfermeiros e técnicos ainda será definida e o período de trabalho será por 21 dias. A equipe da Fundação Municipal de Saúde atuará no atendimento de casos não relacionados à Covid-19, mas, segundo o diretor-técnico do HNSC, Chafic Esper Kallas Filho, esse reforço permitirá ao hospital disponibilizar de imediato 20 leitos clínicos e 8 leitos de UTI para pacientes diagnosticados com a Covid-19.

O município encaminhará à Câmara de Vereadores um projeto de lei para que essa força-tarefa tenha segurança jurídica. O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, também tratará das questões burocráticas dessa equipe de apoio, em condições excepcionais, como horário de trabalho e remuneração. “Já conversamos com alguns enfermeiros e técnicos de enfermagem que se propuseram a auxiliar nesse momento difícil, sem que a gente precise interromper algum serviço do município”, destacou Daisson.

Para o prefeito Joares Ponticelli, a iniciativa representa um momento de união decisivo para amenizar a situação enfrentada pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição.

“É um momento extremamente delicado, em que todos precisam dar sua parcela de contribuição. O HNSC há quase 120 anos acolhe a nossa gente e também pacientes de toda a região. Precisamos nos unir nessa corrente e ajudar a ampliar o atendimento”, destacou o prefeito.