Blog do Prisco
Artigos

TURISMO FORTALECIDO E COM AUTONOMIA

Nenhum outro estado brasileiro apresenta diversidade tão rica em contrastes geográficos, históricos e culturais como Santa Catarina.  Esses fatores privilegiam nosso setor turístico, possibilitando a formatação de várias regiões e roteiros, tornando nosso estado pioneiro na prática desta atividade regionalizada em todo o país, conquista gradativa desde que iniciaram as políticas nacionais de orientação do turismo regional nestes últimos 20 anos.

O aproveitamento desta vocação para o turismo ganhou corpo com o implemento de políticas públicas e ações em parceria com a iniciativa privada, o chamado trade turístico. Todas convergindo para a vocação catarinense na atividade e a importância desse setor para aquecer a economia, preservar a natureza, gerar empregos, renda e arrecadação, além de valorizar a identidade e a história de nosso estado.Tanto que o turismo já representa cerca de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense e em crescimento.

Por entender que esse processo de evolução não pode ser interrompido ou sofrer retrocessos, é que propomos e tivemos aprovada na recente Reforma Administrativa do governo estadual uma emenda garantindo que a nova estrutura da Santur, agora transformada em Agência de Desenvolvimento do Turismo, esteja vinculada diretamente ao gabinete do governador e não como mero apêndice da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

O setor turístico catarinense já mostrou suas conquistas, mas acima de tudo demonstra que ainda tem grande potencial de crescimento ao se relacionar com outros 40 segmentos da economia. Para tanto necessita continuar com autonomia na gestão de suas políticas públicas em parceria com o trade e com apoio de nosso parlamento para superar desafios e entraves. Esse esforço conjunto é importante, pois fornece uma estrutura na qual são tomadas decisões coletivas propiciando desenvolvimento harmônico do setor que também necessita de segurança jurídica para avançar, fatores em que o Poder Legislativo pode contribuir de maneira estratégica.

 

Deputado Ivan Naatz, Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa