Blog do Prisco
Coluna do dia

Udo é Mariani 2018

Prefeito de Joinville, Udo Döhler, discursando no prestigiadíssimo ato de posse da ex-deputada Simone Schramm como presidente do PMDB da maior cidade do Estado, lançou a candidatura do deputado federal Mauro Mariani a governador em 2018.

Udo está fechadíssimo com Mariani. O movimento em torno do parlamentar, que também assumiu o comando do Manda Brasa no Estado, começa a ganhar corpo justamente a partir de Joinville, berço político do falecido Luiz Henrique da Silveira e onde ele conquistou votos fundamentais para as vitórias sobre Esperidião Amin em 2002 e 2006.

Além do prefeito, o histórico peemedebista Cleonir Branco, que se confunde com a trajetória do próprio PMDB joinvilense, também está com os dois pés no projeto de Mauro Mariani.

Aliás, Simone só chegou ao comando partidário porque Branco e Alexandre Fernandes abriram mão, em uma articulação deste último para unificar a legenda.

 

Homenagem e compromissos

Alexandre Fernandes abriu mão da presidência do PMDB de Joinville devido aos inúmeros compromissos empresariais que assumiu mais recentemente. E tem as digitais dele a homenagem prestada a Cleonir Branco, na presença de aproximadamente 600 correligionários. Ele completou 40 anos de vida partidária.

 

Tripé

O apoio de Udo Döhler, Cleonir Branco e Alexandre Fernandes a Mauro Mariani é sintomático. Branco sempre foi ligado ao ex-senador Luiz Henrique, assim como Fernandes. Já o atual alcaide foi criado politicamente por LHS.

 

Prioridade

A urgente duplicação da BR-470, fundamental para a logística de transporte do Vale do Itajaí, foi tema da última reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, em Blumenau. Hoje, a falta de recursos para as desapropriações dos lotes 3 e 4 é o principal entrave da obra, cuja previsão de término é 2017.

O superintendente do Dnit-SC, Vissilar Preto, informou que atualmente existem 250 laudos prontos para o mutirão de desapropriação.

Para o coordenador do Fórum, Mauro Mariani, diante da falta de recursos do governo federal, a concessão é o caminho mais curto para a duplicação da 470.

 

Beira do abismo

Tem gente confundindo as bolas. O movimento dos caminhoneiros é mais do que legítimo. Pode prejudicar toda a população? Sim, pode, mas não mais do que o atual governo e suas infindáveis mazelas. Faz cinco anos que o frete não é reajustado. Já a inflação no período…

 

Marcha soldado

“No início do governo de Luiz Henrique da Silveira, havia cerca de 13 mil policiais (militares). Hoje,  temos 10,4 mil e, se nada for feito, em 2016 teremos pouco mais de 9 mil policiais. Governador, chame os 608 policiais que estão concursados, não vejo porque postergar”. Palavras de Leonel Pavan (PSDB), cujo bico anda afinado ultimamente.

 

Rara convergência

O petista Dirceu Dresch foi na mesma toada. Aparteou o discurso do ex-governador Pavan. E disparou. “Estão transformando os policiais militares em escravos”.

 

Tentáculos

O ex-presidente Lula da Silva é investigado em seis frentes diferentes pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal. Documentos anexados às investigações mostram o avanço sobre negócios ligados direta ou indiretamente ao fundador do PT, que não se cansa de tentar distorcer os fatos, fomentando uma política de ódio classista no País.