Blog do Prisco
Notícias Últimas

Udo prega unidade no MDB e sinaliza candidatura

Na agenda que cumpriu em Florianópolis, nesta terça-feira, o prefeito de Joinville, Udo Döhler (MDB), foi recebido pelo governador em exercício, Eduardo Moreira. Foi o último compromisso do alcaide na Capital. A conversa foi política, entre dois pré-candidatos ao governo pelo mesmo partido. Udo tem pouco tempo para decidir de renuncia ou não. E só deve sair da prefeitura se tiver garantias mínimas de que poderá conseguir a indicação para ser o candidato do MDB ao governo estadual. Para isso, o prefeito precisa do apoio de Moreira, que teria que sair do páreo. 

Udo Döhler e Eduardo Moreira 2
Eduardo Pinho Moreira e Udo Döhler: dois candidatos, um partido – foto>Jacksson Zanco, divulgação

Antes da conversa no Centro Administrativo, o prefeito Udo Dohler mostrou pontualidade com a bancada do PMDB. Chegou às 12h15 para o almoço semanal dos deputados, na terça-feira, apresentou números de sua administração em Joinville e disse estar disposto a construir um acordo em torno da candidatura ao governo, em favor do fortalecimento do partido rumo à eleição de outubro.  Contestou ter perdido o timing para se apresentar como pré-candidato (conforme leitura feia pelo colunista, veja no http://blogdoprisco.com.br/perdeu-o-timing-2/).

Tinha anunciado que não falaria em eleições estaduais antes das convenções municipais. Lembrou que desde então foi assediado por prefeitos do PMDB de várias regiões, para lançar seu nome ao governo. Mas foi contrário as prévias, no que recebeu reforço de Eduardo Moreira. Com quem, aliás, tem conversado, e tinha encontro marcado para a tarde desta terça-feira no Centro Administrativo.

Udo garantiu aos deputados que só renuncia em abril com o caminho pavimentado como candidato do PMDB. Disse que foi assediado para trocar de partido na janela de março, mas se não tiver apoio permanecerá na prefeitura até o final do mandato. “Seria uma irresponsabilidade me lançar numa aventura”.  Mas ele prega uma campanha defendendo a gestão pública e controle das contas do governo, lembrando o exemplo dos vizinhos do sul, “os gaúchos que foram descuidados”. Para o prefeito, Santa Catarina não terá vida fácil, “a situação é preocupante, o passivo é grande. Ou muda, ou vamos nos atrapalhar”.

A bancada estadual quer estimular o entendimento entre Udo, o governador Eduardo Moreira e o presidente estadual do PMDB, deputado Mauro Mariani. A posição unânime dos deputados é que o entendimento deve ser alcançado com brevidade.  Udo resume: “Com o PMDB unido as chances são muito boas”.

 

 Foto: Divulgação