Blog do Prisco
Destaques

UFSC pede socorro e parlamentares vão ao MEC

Na noite desta quarta-feira (29), o Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo senador Dalirio Beber (PSDB-SC), acompanhado do professor reitor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Luis Carlos Cancellier, e do assessor institucional da Reitoria, Gelson Albuquerque, estiveram em audiência com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho.

O coordenador do Fórum, senador Dalirio Beber, abriu a reunião expondo rapidamente a grave crise financeira que ameaça o bom serviço da UFSC, que é de suma importância para o desenvolvimento do estado e do Brasil, além reiterar o pedido de apoio ao MEC, que “é fundamental para a manutenção de um ambiente acadêmico de segurança institucional, além de fortalecer a instituição como referência de ensino e pesquisa”.

O professor reitor, Luis Carlos Cancellier, agradeceu ao ministro a agilidade do andamento pleito emergencial e entregou a ele o resumo da reunião técnica, que aconteceu durante a manhã de hoje, no Ministério.

“A reunião técnica foi muito proveitosa, e contamos com o apoio da bancada catarinense que é firme e atuante. Santa Catarina está unida em torno da Universidade, e isso é muito importante. Acreditamos que teremos uma escala de atuação por parte do ministério”, disse o reitor.

Os pleitos emergenciais da UFSC são:

  • Liberação de 100% dos limites de empenho de custeio e capital do orçamento da UFSC.
  • Liberação do limite de empenho da emenda de bancada no valor de R$ 5 milhões.
  • Suplementação orçamentária de R$ 11 milhões.

O Ministro reiterou o compromisso de dar continuidade às ações institucionais estabelecidas e, em especial, ao pleito entregue pela UFSC.

“A bancada de Santa Catarina é uma das mais qualificadas do Congresso Nacional, o estado tem a sua história reconhecida. Sabemos do difícil e desafiador papel que o novo reitor tem que cumprir, e queremos dizer que a UFSC pode contar conosco. O MEC está muito limitado pelo ponto de vista de recursos, mas dentro das limitações do ministério, a UFSC pode se considerar muito bem tratada. Sei que o legado é bastante negativo, e para você recuperar um terreno que foi danificado é preciso que se fortaleça e crie oportunidades para que o reitor possa corresponder à expectativa da comunidade acadêmica, educacional e estudantil e também da população.

Podem ter a certeza de que a minha boa vontade será total, com um tratamento diferencial recomendado à toda a minha equipe”, respondeu o ministro Mendonça Filho, que disse dar a resposta efetiva ao pleito da UFSC na próxima semana.

Dalirio encerrou a reunião convidando o ministro para visitar Santa Catarina. Mendonça Filho respondeu que vai ao estado quando tiver boas notícias para anunciar aos catarinenses.

Também participaram da reunião, a deputada Carmen Zanotto, os senadores Paulo Bauer e Dário Berger, além de assessores parlamentares.