Blog do Prisco
Destaques

UFSC pede socorro e parlamentares vão ao MEC

Na noite desta quarta-feira (29), o Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo senador Dalirio Beber (PSDB-SC), acompanhado do professor reitor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Luis Carlos Cancellier, e do assessor institucional da Reitoria, Gelson Albuquerque, estiveram em audiência com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho.

O coordenador do Fórum, senador Dalirio Beber, abriu a reunião expondo rapidamente a grave crise financeira que ameaça o bom serviço da UFSC, que é de suma importância para o desenvolvimento do estado e do Brasil, além reiterar o pedido de apoio ao MEC, que “é fundamental para a manutenção de um ambiente acadêmico de segurança institucional, além de fortalecer a instituição como referência de ensino e pesquisa”.

O professor reitor, Luis Carlos Cancellier, agradeceu ao ministro a agilidade do andamento pleito emergencial e entregou a ele o resumo da reunião técnica, que aconteceu durante a manhã de hoje, no Ministério.

“A reunião técnica foi muito proveitosa, e contamos com o apoio da bancada catarinense que é firme e atuante. Santa Catarina está unida em torno da Universidade, e isso é muito importante. Acreditamos que teremos uma escala de atuação por parte do ministério”, disse o reitor.

Os pleitos emergenciais da UFSC são:

  • Liberação de 100% dos limites de empenho de custeio e capital do orçamento da UFSC.
  • Liberação do limite de empenho da emenda de bancada no valor de R$ 5 milhões.
  • Suplementação orçamentária de R$ 11 milhões.

O Ministro reiterou o compromisso de dar continuidade às ações institucionais estabelecidas e, em especial, ao pleito entregue pela UFSC.

“A bancada de Santa Catarina é uma das mais qualificadas do Congresso Nacional, o estado tem a sua história reconhecida. Sabemos do difícil e desafiador papel que o novo reitor tem que cumprir, e queremos dizer que a UFSC pode contar conosco. O MEC está muito limitado pelo ponto de vista de recursos, mas dentro das limitações do ministério, a UFSC pode se considerar muito bem tratada. Sei que o legado é bastante negativo, e para você recuperar um terreno que foi danificado é preciso que se fortaleça e crie oportunidades para que o reitor possa corresponder à expectativa da comunidade acadêmica, educacional e estudantil e também da população.

Podem ter a certeza de que a minha boa vontade será total, com um tratamento diferencial recomendado à toda a minha equipe”, respondeu o ministro Mendonça Filho, que disse dar a resposta efetiva ao pleito da UFSC na próxima semana.

Dalirio encerrou a reunião convidando o ministro para visitar Santa Catarina. Mendonça Filho respondeu que vai ao estado quando tiver boas notícias para anunciar aos catarinenses.

Também participaram da reunião, a deputada Carmen Zanotto, os senadores Paulo Bauer e Dário Berger, além de assessores parlamentares.

 

Posts relacionados

Reforma na Barragem Sul de Ituporanga entra na etapa final com teste da última comporta

Redação

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação