Blog do Prisco
Coluna do dia

Um pé e meio no DEM

Luciano Buligon foi a Brasília ontem, quarta-feira. Estava acompanhado do ex-deputado federal João Paulo Kleinübing, presidente do DEM Barriga-Verde.

Eles tinham duas conversas estratégicas na agenda. A primeira, pouco antes do meio-dia, foi com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o demista de maior visibilidade nacional neste início de 2019. Maia convidou Buligon para assinar ficha na legenda.

Na sequência, os dois catarinenses foram até o presidente nacional do Democratas, o prefeito de Salvador, ACM Neto. O baiano reiterou ao chapecoense que o DEM está de portas abertas e que ele será muito bem-vindo ao partido.

Vale lembrar que Luciano Buligon foi expulso do PSB na campanha eleitoral do ano passado. O prefeito de Chapecó declarou apoio a Jair Bolsonaro ainda no primeiro turno e foi retirado dos quadros pessebistas por decisão unilateral do presidente nacional, Carlos Siqueira.

 

Papel estratégico

Caso se confirme a chegada do alcaide ao DEM, fica evidenciado um movimento de independência de Buligon. Essa articulação demista deixa claro que Buligon agora busca seu próprio caminho.

 

Espaço

Até pela força do cargo que exerce, de prefeito da maior cidade do Grande Oeste, passada a eleição, Luciano Buligon transformou-se na mais importante liderança política da região, que engloba 95 municípios e reúne 2 milhões de eleitores.

 

Rearranjo

O prefeito de Chapecó embarcando no DEM estará concretizado o segundo grande movimento de  mudança partidária neste começo de ano em Santa Catarina. O primeiro foi o desembarque de Napoleão Bernardes do PSDB.

 

Deu a lógica

Moisés da Silva manteve a tradição de 23 anos e nomeou o mais votado para chefiar o Ministério Público de Santa Catarina. O promotor Fernando Comin vai substituir Sandro Neiss, que está concluindo seu segundo mandato.

Movimento acertado do governador, que leva ao cargo aquele escolhido com quase o dobro dos votos pelos integrantes do MPSC. Prevaleceu a vontade da maioria da instituição.

 

Homenagem

Mario Cezar de Aguiar é joinvilense e preside a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Engenheiro por formação e especialista em construção civil, possui vivência no associativismo e ocupa o posto de maior representatividade empresarial no Estado. Neste contexto, surge a homenagem dos seus pares. Empresários de todo o Estado podem participar do jantar por adesão na plataforma Sympla. Será na segunda-feira, 18, na Sociedade Harmonia Lyra, em Joinville. Realização: ACIJ, Acomac, Ajorpeme e CDL. Apoio: Simpesc, Sinditextil, Sinduscon, Sinqfesc.

 

Transparência

A Câmara Municipal de Florianópolis transmitiu pela primeira vez, ao vivo, pela TV Câmara um pregão presencial. O presidente Roberto Katumi (PSD) destaca que com a inovação amplia maior transparência nos procedimentos administrativos da Casa. Participaram do edital quatro empresas para a prestação de serviços de impressão, scanner e cópias. Essa foi a primeira licitação do ano e as próximas também serão transmitidas.