Blog do Prisco
Destaques

Uma Lei na Direção de um Mundo Melhor: Florianópolis Proíbe Fogos de Artifício Ruidosos

O Prefeito Topázio Neto sancionou no último dia 31 uma legislação pioneira que proíbe o manuseio, queima, soltura ou qualquer outra forma de utilização de fogos de artifício ou artefatos pirotécnicos de efeitos sonoros ruidosos no município de Florianópolis. A iniciativa, que representa um avanço significativo para a cidade, foi defendida com vigor na Câmara de Vereadores pela incansável Vereadora Pri Fernandes, uma protetora de animais há mais de 25 anos.

Pri Fernandes, cujo ativismo pelos direitos dos animais é notório, destacou que a nova lei reflete a necessidade premente de regulamentar o uso de fogos de artifício em prol de uma sociedade mais inclusiva e compassiva. “A lei representa o avanço de uma sociedade na direção de um mundo melhor e mais inclusivo, que respeite todas as formas de vida”, afirmou a Vereadora.

Topázio Neto e a vereadora Pri Fernandes - fotos>divulgação

A cerimônia de sanção da lei contou com a presença marcante de representantes da DIBEA (Diretoria de Bem-Estar Animal) e idosas do Lar da SEOVE (Serviço de Obras Voluntárias e Educação). A simbólica presença destes grupos destaca a sensibilidade da legislação, que busca não apenas proteger os animais, mas também amparar os idosos e pessoas vulneráveis.

A proibição de fogos de artifício ruidosos em Florianópolis segue uma tendência global, considerando o impacto negativo desses artefatos em diversas comunidades. O sofrimento imposto aos idosos, pessoas enfermas, autistas e, principalmente, aos animais, é amplamente reconhecido. Muitas vezes, animais de estimação fogem assustados ou, ainda pior, são vítimas de acidentes, como atropelamentos, durante eventos pirotécnicos.

O Prefeito Topázio Neto agora tem 90 dias para regulamentar a lei, assegurando que sua aplicação atenda ao seu objetivo principal sem alterar seu conteúdo ou escopo. Essa medida é um passo significativo não apenas para Florianópolis, mas também um exemplo inspirador para outras comunidades que buscam criar ambientes mais seguros e amigáveis para todos os seus habitantes, humanos e não humanos. A iniciativa reforça a importância de adotarmos práticas que promovam o bem-estar coletivo e a coexistência harmoniosa.

Posts relacionados

Educação da Capital divulga calendário 2026

Redação

Por que meia dúzia de gatos pingados foram para as ruas?

Redação

Celesc lança Chamada Pública para aquisição de imóveis em Florianópolis e São Francisco do Sul

Redação