Blog do Prisco
Notícias Últimas

Univali é destaque em ranking das melhores universidades da América Latina

Times Higher Education (THE) foi divulgado nesta terça-feira, 13

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi mais uma vez classificada entre as 150 melhores universidades da América Latina, segundo o Times Higher Education (THE). A avaliação é considerada um dos principais rankings universitários do mundo e foi divulgada nesta terça-feira, 13. A Univali destaca-se como Instituição de Ensino Superior não pública.

“Recebemos esse resultado com muita alegria e orgulho, pois 2021 vem sendo um ano de muitos desafios para o ensino superior. Mesmo com todas as adversidades impostas pela pandemia, que nos afeta diretamente há quase 18 meses, seguimos investindo e produzindo ensino de qualidade, pesquisa, inovação, extensão e internacionalização. Essa classificação é fruto do engajamento e comprometimento de nosso corpo técnico e científico, incluindo os discentes”, declara o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

O Brasil foi o país com o maior número de universidades classificadas, com 68 instituições listadas. A Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile foi a primeira colocada, seguida da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Em Santa Catarina, além da Univali, também estão presentes no ranking outras instituições de ensino superior como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O Times Higher Education avalia as universidades da América Latina e do Caribe com pelo menos mil publicações indexadas no Scopus, entre os anos de 2014 e 2018, que tenham publicado pelo menos 150 artigos por ano. A metodologia, que utiliza os dados institucionais submetidos pelas universidades, tem por base os indicadores do Times Higher Global Ranking. São avaliados critérios como ensino, pesquisa, citações, perspectivas internacionais e produtividade.