Destaques

 Valorização do trabalho médico é tema de encontro em Florianópolis

Fórum das Entidades Médicas vai discutir desafios enfrentados pelos profissionais e propor medidas para melhorar o atendimento à população

Os médicos cumprem papel essencial na promoção da saúde da população, mas enfrentam uma série de obstáculos no dia a dia da atividade. Debater possíveis soluções para esses problemas é um dos objetivos do 23º Femesc – Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina, que ocorre no dia 1º de julho, na sede do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), em Florianópolis. As discussões do dia vão ser concentradas em um documento – a Carta do Femesc – com sugestões que serão entregues ao Governo do Estado.

As conclusões também devem servir de guia para a atuação das entidades que integram o Conselho Superior das Entidades Médicas (Cosemesc): a Associação Catarinense de Medicina (ACM); o Conselho Regional de Medicina (CRM-SC); o Sindicato dos Médicos (Simesc); o Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul) e a Academia de Medicina (Acamesc).

Presidente da Acamesc, o médico Jorge Abi Saab Neto destaca que o Femesc vai ser uma excelente oportunidade para que as entidades mostrem alinhamento e desenvolvam ações para a defesa da população e a valorização do trabalho médico. Ademar José de Oliveira Paes Junior, presidente da ACM, concorda. “O 23º FEMESC vai abordar um tema da maior importância: o que os médicos esperam do seu futuro e o que as suas entidades representativas devem planejar diante de todas as transformações enfrentadas pela profissão? Afinal, é preciso ouvir e compreender os médicos na sua essência, na base de suas atividades, nas suas múltiplas formas de exercer a medicina, que precisa acompanhar o mundo e a sociedade que estão à volta”.

A programação técnica terá uma palestra com Anastácio Kotzias Neto, Conselheiro do CFM por Santa Catarina, e dois painéis temáticos. O primeiro vai detalhar a situação atual da atividade no estado e abordar temas como a remuneração do médico, a insegurança trabalhista, as condições de trabalho e a formação profissional. No segundo, os participantes vão conhecer em detalhes os objetivos do Médicos pelo Brasil para Santa Catarina. Lançado em 2019, o Programa tem o objetivo de estruturar a carreira médica federal e melhorar o atendimento em locais onde há dificuldade para a fixação de profissionais. O Femesc também vai discutir a importância da criação da Carreira de Estado para o Médico em Santa Catarina. O assunto será abordado pelo Deputado Estadual e médico Vicente Caropreso.

“Todo catarinense deve ter acesso a assistência médica de boa qualidade. A valorização profissional, com iniciativas que garantam segurança trabalhista e boa remuneração, é importante na fixação de bons profissionais nas diversas regiões do Estado”, diz o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro (foto), que atualmente é o coordenador do Cosemesc. Presidente do Simersul, Licínio Argeu Alcântara acredita que o debate sobre a carreira de estado para o médico é essencial. “Isso representa um passo importante para resolver o antigo problema da interiorização da presença do médico”. O diferencial, acrescenta, é garantir segurança trabalhista, remuneração compatível e um plano de carreira para o profissional.

A participação dos médicos é essencial para o sucesso do evento. “A pandemia nos impossibilitou por dois anos de fazer este encontro tão relevante para a Medicina de Santa Catarina. Agora, com a retomada dos trabalhos, contamos com a participação dos colegas para ampliarmos a discussão sobre a valorização do trabalho médico, assunto que tanto nos impacta diariamente”, afirma o presidente do SIMESC, Cyro Soncini.

O evento será híbrido, com atividades presenciais e transmissão via YouTube, e as inscrições podem ser feitas pelo SITE.

PROGRAMAÇÃO
14h – Abertura

Painel: Realidade do Médico em SC hoje
Presidente da mesa: Dr. Leopoldo Back, Secretário Geral do Simesc
Moderador: Dr. Jorge Abi Saab – presidente da Acamesc

Insegurança trabalhista e baixa remuneração
Conferencista: Dra. Lisiane Anzanello – presidente do Simesc Regional Blumenau

Condições de Trabalho
Conferencista: Dra. Vânia Bícego – Médica Fiscal do CRM-SC

Qualificação profissional/formação
Conferencista: Dr. Edevard José de Araújo – Coordenador do curso de Medicina da UFSC

Painel: O que queremos para o médico em Santa Catarina
Presidente da mesa: Dr. Licínio Argeu Alcântara – presidente do Simersul
Moderador: Dr. Ademar José de Oliveira Paes Jr. – presidente da ACM

Programa Médicos pelo Brasil, o que temos para Santa Catarina?
Conferencista: Representante do Ministério da Saúde
Carreira de Estado para o médico em Santa Catarina
Conferencista: Dr. Vicente Caropreso – médico e deputado estadual

Compromisso da Secretaria de Estado da Saúde com a pauta em debate
Conferencista: Representante da Secretaria de Estado da Saúde