Blog do Prisco
Coluna do dia

Velho Oeste

A reta final da campanha eleitoral que vai escolher os novos prefeitos e vereadores país afora, até então apática, reservou uma semana final que faria inveja aos pistoleiros do Velho Oeste Norte Americano ou aos bravos serranos e oestinos catarinenses do século passado.

Somente no Rio de Janeiro, houve o registro de 14 casos de assassinatos de políticos em Macaé. Esse ano não foi diferente. Também há registros na Bahia, em Pernambuco, em Goiás, onde ocorreu uma violência inacreditável, em Santa Catarina, mais precisamente em Santa Cecília, onde o candidato a prefeito do PSD teve seu carro baleado.

Estaríamos voltando aos tempos do coronelismo político? Do voto de cabresto? O fato é que a bala está comendo solta nas eleições. Tanto que a Força Nacional foi chamada e vai atender 265 municípios em 14 Estados do país. Santa Catarina não está entre eles. O quadro geral revela que é preciso ter um planejamento e uma política de segurança para as eleições.

 

Combinação

Há quem veja na violência exacerbada em relação às eleições uma relação direta com a situação econômica do país. E bangue-bangue não pega mais só o Nordeste. Chegou ao Sul e Sudeste também!

 

Alerta

Preocupado com as manifestações acaloradas de militantes nas ruas e redes sociais, João Paulo, candidato do prefeito Jandir Bellini em Itajaí, deixou nesta quarta-feira (28)  um recado para seus eleitores: que evitem ocupar locais em que estão militantes dos adversários e usem sempre do bom senso e calma. “O confronto tem que acontecer entre os candidatos durante os debates, e não entre os militantes”, ressaltou o candidato.

 

Energia

Integrantes da Intercel e da Intersindical que representam os servidores da CELESC, em greve desde segunda-feira, compareceram à audiência de mediação na tarde hoje, na sede do Ministério Público do Trabalho, em Florianópolis. Comprometeram-se perante o MPT e à sociedade catarinense a manter o contingente que usualmente permanece trabalhando nos finais de semana, especificamente nos dias 01 e 02 de outubro de 2016, até o final da apuração dos votos das eleições municipais, bem como a prestação dos serviços emergenciais durante a greve.

 

Projeção

Nos bastidores, há projeções indicando que Lula da Silva pode ser preso depois do segundo turno eleitoral nas principais cidades do país, no fim de outubro. A conferir!

 

Tucanato

A força do PSDB nas urnas tem se confirmado a cada dia no desempenho do partido nas capitais brasileiras, o melhor entre as siglas do país.

O senador Dalirio Beber atribuiu o bom desempenho do PSDB nas capitais e demais municípios à integridade passada pelo partido, que desde o processo eleitoral de 2014, procurou informar ao brasileiro sobre as dificuldades que o país poderia viver na sequência, por conta dos desmandos e da política econômica desacertada dos governos petistas.

 

Diluição

É fato que o PT deve sair bem menor destas eleições e que o PSDB crescerá. Mas também é fato que o eleitorado está fatigado deste sistema e que partido menores, como o PRB, vão crescer.

Posts relacionados

O impeachment, o fortalecimento da pandemia e as eleições em SC

leander

Ocaso de Temer

Autor

Economia e caneta

Autor