Blog do Prisco
Destaques

Ventos da mudança!

Carlos Moisés da Silva, o Comandante Moisés, alçado de articulador de bastidores a candidato a governador, chegou lá. Contrariando o sistema, a estrutura, as articulações, a política tradicional.
Com o discurso de renovação e de mudança, surfando na onda de Jair Bolsonaro em Santa Catarina, o Estado mais bolsonarista do país, mas demonstrando preparo e equilíbrio, o Coronel do Corpo de Bombeiros chegou lá. Sem tempo de TV, sem estrutura partidária.

Veio, chegou e venceu, parafraseando o conquistador romano Júlio César. No plano nacional, Jair Bolsonaro confirmou o favoritismo. Em uma margem menor do que o projetado depois do primeiro turno, mas absolutamente legítima. Também sem qualquer estrutura. No peito e na raça.

Nas horas que antecederam a eleição, todo o sistema se mobilizou na tentativa de forçar uma virada de Fernando Haddad, petista que coleciona 32 processos sobre corrupção e que se aconselha semanalmente com Lula da Silva, o presidiário de Curitiba.. Não deu. A política tradicional, a mídia tradicional, as mobilizações tradicionais foram vencidas por uma população que não aguenta mais ser assaltada, roubada, achincalhada.

Oposição

Gelson Merisio, apesar de não ter sido eleito, sai desta eleição maior do que entrou. É o grande nome da oposição a partir de agora.

Esmeraldino

Lucas Esmeraldino, o jovem vereador de Tubarão que por muito pouco não se tornou senador por Santa Catarina, é um dos grandes vencedores desta eleição. Humilde, sincero, encampou a renovação e a estruturação do PSL no Estado. Em pouco mais de cinco meses, constituiu mais de 180 executivas municipais do partido. Um feito histórico.

Cobrança

Os novos governantes, deputados, senadores, etc, serão muito cobrados por verdadeiras mudanças na política. A conferir!

Fidelidade

Luciano Buligon, prefeito de Chapecó, foi um dos mais fieis colaboradores de Gelson Merisio. Nas horas boas e ruins. O chapecoense consolida sua liderança.

Também fiel

Outro que seguiu até o fim com o compromisso assumido foi o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt. Também do PSB, ele pode seguir o caminho de Buligon e deixar o partido.

Transição

Eduardo Pinho Moreira, antes do resultado final da eleição, anunciou que pretende fazer a transição administrativa. Soou estranho. Na quinta-feira, o governador escalou o twitter para atacar Gelson Merisio. E se o pessedista tivesse vencido? Que transição seria essa?

Impressionante

Em Balneário Camboriú, Jair Bolsonaro fez 82% dos votos válidos. Fernando Haddad, 18%.

Protagonismo

O PSL entrará em 2019 com uma responsabilidade enorme. Fernando Collor e seu PRN tiveram a oportunidade de mudar o Brasil a partir de 1990. Lula da Silva e o PT, idem, a partir dos anos 2000. Os dois jogaram tudo na lata do lixo!