Blog do Prisco
Destaques

Vereador de Itajaí faz um alerta em relação ao prazo do contrato de arrendamento transitório no Porto

O vereador de Itajaí,  Beto Cunha – PSDB, presidente da comissão de Complexos Portuários e Autarquias da Câmara Municipal e presidente da comissão mista criada para acompanhamento da mudança do regime jurídico do Porto de Itajaí,  faz um alerta em relação ao prazo do contrato de arrendamento transitório entre a Superintendência do Porto de Itajaí e a APM Terminal.

O prazo inicial do contrato é de 6 meses e vence em junho. O contrato teve início em primeiro de janeiro e tem o prazo de 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 6 meses.

Já se passaram mais de 4 meses, e a empresa arrendatária enfrenta dificuldades para ter retorno das linhas de contêiner para Itajaí. Desde dezembro, os berços 1 e 2 estão sem movimentação de contêineres no Porto de Itajaí.

Segundo a APM, os contratos de delegação e de transição precisam ser prorrogados até o final de 2025.  O ato trará segurança para os armadores e empresas que queiram operar por Itajaí e assim, a operadora captará novas linhas. Segundo a empresa, com isso, o próprio Governo Federal terá mais tempo para caminhar nessas pautas.

A operadora portuária informa que os clientes exigem o contrato prorrogado por dois anos, para fechar novos negócios e trazer novas cargas para o Porto de Itajaí.

E os dias passam, sem operação nos berços. As expectativas de movimentação para os meses de março e até mesmo de abril, não são de plena recuperação, conforme se previa.