Blog do Prisco
Manchete

Vereadores catarinenses são recordistas de mandatos no país

O texto e as informações são do Estado de S. Paulo

“Há 44 anos consecutivos no cargo, os dois vereadores com mais tempo de Legislativo municipal do País escolheram trajetórias diferentes neste ano. Após vencer dez eleições seguidas como vereador do município de São José, na região metropolitana de Florianópolis, Orvino Coelho de Ávila (PSD) pretende trocar a Câmara Municipal pela prefeitura da cidade de cerca de 250 mil habitantes.

No município vizinho de Palhoça, de pouco mais de 175 mil moradores, o vereador Nirdo Artur Luz (PSD) poderá transformar sua vereança na mais longa da história política recente do Brasil. Ele concorre ao 11.º mandato e, se eleito, pode bater o recorde de mais tempo no cargo, segundo a União de Vereadores do Brasil (UVB): 48 anos.

Apesar de terem dez mandatos de vereador, dois deles foram de seis anos. Com a justificativa de unificar as eleições, o governo militar prorrogou mandatos de prefeito e vereador por dois anos para os eleitos em 1976 – o mandato foi até 1982.

Nirdo Artur Luz
Nirdo Artur Luz concorre ao 11º mandato como vereador Foto: Câmara de Palhoça

No último fim de semana de setembro, Pitanta, como Luz é mais conhecido, deu um susto nos familiares. Diagnosticado com covid-19, foi internado e, no domingo, transferido para a UTI de um hospital local. Na quarta-feira, após receber alta para continuar o tratamento e isolamento em casa, disse que espera se recuperar rápido para retomar a campanha.

Os dois políticos têm idades e trajetórias parecidas. Pitanta, de 66 anos, e Ávila, de 65, foram eleitos para seus primeiros mandatos ainda em 1976. Na época, o País estava sob o regime militar e não havia eleição direta para presidente e governador, mas o povo já elegia prefeitos e vereadores. Aos 22 anos de idade, Pitanta foi eleito pelo Arena, partido que apoiava a ditadura. Nas três eleições seguintes, de 1980 a 1988, foi o vereador mais votado, ficando em segundo na eleição de 1992. No pleito seguinte, voltou a ser o mais votado e teve votos em 100% das urnas, fato inédito na história local.

 Em 2000, já no PFL, foi outra vez o mais votado. Em 2013, como presidente da Câmara, assumiu a prefeitura da cidade. Desde 2012, correligionários tentam convencê-lo a se candidatar a prefeito. “Mantenho os sonhos de quando era jovem, de fazer o melhor pela cidade, mas na Câmara. Isso é reconhecido pelo eleitor.”

Quando Ávila se elegeu para o primeiro mandato em São José, aos 21 anos, foi considerado o vereador mais jovem do Brasil. Em 40 anos de Câmara, foi presidente do Legislativo por quatro gestões. Formado em Contabilidade e Direito, ele também ocupou funções na prefeitura, como procurador concursado, secretário municipal e procurador-geral, além de ter sido presidente da Ceasa catarinense. Nos anos de 2015 e 2018, assumiu a prefeitura interinamente.

Neste ano, decidiu mudar de rumo e, convencido pelo partido, se lançou candidato a prefeito. “Sinto-me com o mesmo vigor e energia de quando, aos 21 anos, fui eleito vereador pela primeira vez”, disse Ávila, que disputa o posto com oito candidatos.”