Blog do Prisco
Destaques

Vereadores de São José dão exemplo e reduzem salários em 20%

Um requerimento verbal foi apresentado pela presidência da Câmara Municipal de São José durante a Sessão Ordinária realizada virtualmente nesta segunda-feira, 06 de abril, sugerindo a redução dos subsídios dos vereadores, A proposta de reduzir em 20% os subsídios dos parlamentares durante os próximos 90 dias, podendo prorrogar este prazo conforme análise do impacto econômico da pandemia passados três meses, foi aprovada de forma unânime.
Estes recursos serão depositados diretamente em uma conta da Defesa Civil de São José e utilizados para a compra de alimentos e equipamentos de proteção individual. “Neste momento a classe política tem que pensar até de forma solidária em relação as demais pessoas da sociedade que não têm tantos privilégios e altos salários. Os gastos público têm que ter uma justificativa de interesse dos cidadãos”, declarou o presidente do Legislativo, Michel Schlemper (MDB).
Na última semana, o Legislativo já autorizou repasse de R$ 3 milhões ao Executivo e aprovou a criação do Fundo Emergencial de Combate à COVID-19 – FECC.
A redução salarial entra em conformidade com o atual momento vivido por toda a população brasileira e vai ao encontro das iniciativas semelhantes tomadas em outros órgãos legislativos de Santa Catarina. Dentre as maiores economias de Santa Catarina, o legislativo josefense é o que tem uma das estruturas mais enxutas, sendo também uma das que mais antecipa a devolução de recursos para o Executivo da cidade.
“Somente durante a administração da prefeita Adeliana, a Câmara já devolveu aos cofres públicos em torno de R$ 53.305.621,38, comprovando a política de austeridade frente à administração da casa”, continuou o presidente. Segundo ele, prevendo o impacto na arrecadação e a necessidade de ajustes em todos os setores da economia, os vereadores aderiram aos cortes de maneira responsável e condizente com o atual momento.