Blog do Prisco
Notícias Últimas

Vereadores que acompanham desestatização do Porto de Itajaí fazem primeira reunião

Na tarde da ultima quarta-feira (17), foi realizada na Câmara de Vereadores de Itajaí a primeira reunião da Comissão Parlamentar Mista que vai acompanhar os estudos do programa de desestatização do Porto de Itajaí.

Presidida pelo vereador Beto Cunha (PSDB) e com a vice-presidência do vereador Odivan Linhares Mamão (PSB), a comissão conta ainda com integrantes de entidades como OAB Itajaí, Univali, Superintendência do Porto de Itajaí, Prefeitura, CDL, ACII, Observatório Social de Itajaí, Intersindical Laboral, Intersindical Patronal e OGMO Itajaí.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, relatou na reunião um pouco do cronograma do estudo para desestatização contratado pelo Governo Federal, que iniciou em março de 2020 e deve terminar no mês de novembro de 2021. Veiga defendeu que não se pode abrir mão da manutenção da autoridade portuária pública municipal e dos postos de trabalho.

Uma das questões abordadas pelo Observatório de Itajaí foi da necessidade de incluir neste processo, para maior eficiência na logística, a finalização da Via Expressa Portuária e a ampliação da Bacia de Evolução. Outra sugestão de entidades presentes é que a área, hoje, na Praia da Atalaia, onde há uma associação de lazer do Porto, seja transformada em um complexo turístico para gera emprego e renda. Para a área ao lado da “Marejada” também há previsão de investimentos privados e com vistas a alavancar o potencial turístico.

“Percebemos que a maior necessidade, neste momento, é a clareza. Todos os esclarecimentos trazidos pelas entidades foram valiosíssimas para entendermos o melhor caminho que devem seguir os debates e anseios expostos. Agradeço também aos colegas vereadores que estiveram presentes nos ajudando nos questionamentos, tudo pelo bem do nosso município.” Comenta o vereador Beto Cunha, presidente.

O próximo encontro será realizado em 17 de março e serão convidadas as entidades Seveículos, Sinter e Sindopin para participar. Nesta data, o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, fará uma apresentação detalhada com dados do Porto.

Posts relacionados

Maneca defende empregabilidade em Itajaí

Autor

Cartórios catarinenses divulgam os nomes mais registrados em 2017

Autor