Blog do Prisco
Notícias Últimas

Vereadores que acompanham desestatização do Porto de Itajaí fazem primeira reunião

Na tarde da ultima quarta-feira (17), foi realizada na Câmara de Vereadores de Itajaí a primeira reunião da Comissão Parlamentar Mista que vai acompanhar os estudos do programa de desestatização do Porto de Itajaí.

Presidida pelo vereador Beto Cunha (PSDB) e com a vice-presidência do vereador Odivan Linhares Mamão (PSB), a comissão conta ainda com integrantes de entidades como OAB Itajaí, Univali, Superintendência do Porto de Itajaí, Prefeitura, CDL, ACII, Observatório Social de Itajaí, Intersindical Laboral, Intersindical Patronal e OGMO Itajaí.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, relatou na reunião um pouco do cronograma do estudo para desestatização contratado pelo Governo Federal, que iniciou em março de 2020 e deve terminar no mês de novembro de 2021. Veiga defendeu que não se pode abrir mão da manutenção da autoridade portuária pública municipal e dos postos de trabalho.

Uma das questões abordadas pelo Observatório de Itajaí foi da necessidade de incluir neste processo, para maior eficiência na logística, a finalização da Via Expressa Portuária e a ampliação da Bacia de Evolução. Outra sugestão de entidades presentes é que a área, hoje, na Praia da Atalaia, onde há uma associação de lazer do Porto, seja transformada em um complexo turístico para gera emprego e renda. Para a área ao lado da “Marejada” também há previsão de investimentos privados e com vistas a alavancar o potencial turístico.

“Percebemos que a maior necessidade, neste momento, é a clareza. Todos os esclarecimentos trazidos pelas entidades foram valiosíssimas para entendermos o melhor caminho que devem seguir os debates e anseios expostos. Agradeço também aos colegas vereadores que estiveram presentes nos ajudando nos questionamentos, tudo pelo bem do nosso município.” Comenta o vereador Beto Cunha, presidente.

O próximo encontro será realizado em 17 de março e serão convidadas as entidades Seveículos, Sinter e Sindopin para participar. Nesta data, o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, fará uma apresentação detalhada com dados do Porto.