Blog do Prisco
Destaques

Vigilantes prontos para a proteção das escolas em Blumenau

Depois da tragédia da quarta-feira retrasada, antevéspera da sexta-feira Santa, Blumenau se prepara para voltar à rotina normal. As aulas da rede pública municipal recomeçam nesta segunda-feira, 17.

No sábado, o prefeito Mário Hildebrandt, a vice-prefeita, Maria, Soar, e o secretário de Educação, Alexandre Matias, participaram do treinamento destinado aos vigilantes que estarão na linha de frente.

“Depois de dias tão difíceis, ver concretizada a contratação e as equipes em treinamento nos deixa emocionados. Fizemos uma verdadeira operação de guerra para que todas as unidades tivessem segurança para a retomada das aulas e pudéssemos dar essa garantia para alunos, professores e equipes das escolas e Ceis”, destaca o Prefeito Mário Hildebrandt.

Medidas de Segurança

Neste primeiro momento, serão 50 postos com seguranças armados com armas de fogo e 100 postos sem armas de fogo. A partir da segunda-feira, dia 24, todos os seguranças estarão armados com armas de fogo. Ao todo serão 150 postos de vigilância, entre escolas e Ceis.

Equipes técnicas também visitaram todas as instituições de ensino para verificar possíveis vulnerabilidades na estrutura física das unidades. As manutenções e obras de melhoria nas instituições já estão ocorrendo e devem seguir nas próximas semanas. É importante destacar que a Secretaria de Educação já vinha realizando investimentos e implementando as medidas de segurança como muros e cercas nas escolas e CEIs mesmo antes do atentado ao CEI Cantinho Bom Pastor.

Além disso, um levantamento foi realizado para analisar a quantidade de câmeras de monitoramento necessárias em cada instituição. Com esses dados, a equipe de gestão está trabalhando na compra destes equipamentos com prazo de implantação de 15 a 20 dias. No total, serão 220 câmeras instaladas na entrada das unidades. Em um software, a Polícia Militar e equipes da Prefeitura por meio da Central de Controle Operacional terão acesso em tempo real às imagens das escolas e CEIs do município.

Botões de pânico também serão colocados fisicamente em locais estratégicos nas unidades, os botões também serão interligados com a CCO e a Polícia Militar. Outra medida é o plano de contingência elaborado pela Secretaria de Defesa Civil juntamente com os órgãos de proteção. As equipes já trabalharam na elaboração do plano para a situação de ataques e este será apresentado e construído em cada unidade nos próximos 60 dias.

Posts relacionados

Partido NOVO e PSD confirmam coligação para eleições municipais em Blumenau

Redação

Família recebe apartamento retomado do Programa Minha Casa Minha Vida

Redação

Liderança do PSD, João Rodrigues participa de encontro de ideias com Odair Tramontin em Blumenau

Redação