Blog do Prisco
Destaques

Volta por cima

A eleição de Gustavo Cancellier, prefeito de Urussanga, como presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), anunciada nesta quinta-feira, 25, é, sem dúvida, um acontecimento marcante no Sul do estado. Essa conquista marca um capítulo significativo na trajetória política de Gustavo, que em seu último mandato tem enfrentado leões dentro de sua própria coligação. Essa retomada não apenas demonstra a sua resiliência pessoal, mas o reconhecimento de sua capacidade de liderança e a confiança depositada pelos colegas prefeitos na sua habilidade de articular projetos unificados para beneficiar os 12 municípios da região.

Depois de um mandato marcado por uma aprovação alta e uma reeleição que registrou 3.207 votos de diferença da segunda colocada, sendo uma marca histórica e vencendo dois adversários na eleição de 2020, Gustavo enfrentou o que o seu partido chama de “ira dos derrotados”. De quebra lida com a traição do seu vice-prefeito, que aliou-se com adversários para tentar tomar-lhe o mandato e, ainda, uma virtual candidatura à Assembleia Legislativa obstruída por conta das acusações de que se defende.

O desafio é ainda maior na medida em que há uma divisão entre os prefeitos da AMREC, com parte deles afastados da Coordenação Executiva da entidade. E o prefeito Gustavo terá que aparar as arestas, equacionar os conflitos e fazer com que todos voltem a convergir seu foco no objetivo coletivo.