Blog do Prisco
Manchete

Yeda Crusius chama mulheres para a vida política em encontro do PSDB-Mulher Nacional em SC

Seminário recebeu mais de 140 mulheres de todo o Estado

Florianópolis recebeu neste sábado (14) o Seminário de Capacitação “Mulheres que Constroem um Brasil Melhor”. O evento é uma iniciativa do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB e está percorrendo todas as regiões do país estimulando e fortalecendo a presença feminina na política. O projeto é liderado pela presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius.

Na abertura do encontro, a ex-governadora do Rio Grande do Sul afirmou que Santa Catarina tem o potencial de ser o Estado que mais elegerá mulheres nestas eleições. Para isso, no entanto, é preciso investir na qualificação das candidatas.

fotos>PSDB Mulher, divulgação

“Devemos estar preparadas para estas eleições que, definitivamente, serão duras. Mas nós temos um lado, nós temos capacidade de acabar com este clima de guerra e somos nós, mulheres, que vamos levar o Brasil para frente e acabar com este clima de disputa eterna” aponta.

Yeda destacou ainda que é preciso investir na educação política das mulheres para que elas tenham liberdade de liderar esse processo. “Temos que dar um basta no fato de quererem regular o nosso voto, de dizerem em quem devemos votar. Nós somos capazes de criar um novo Brasil a partir do nosso voto” destacou.

A deputada Federal do PSDB catarinense e pré-candidata à reeleição Geovania de Sá destacou a baixa representatividade das mulheres em cargos políticos. “Apenas 11% das prefeituras no Brasil são lideradas por mulheres, 15% da Câmara Federal é composto por elas e apenas 13% das vagas no Senado são ocupadas por nós. Essa situação precisa melhorar para que o país volte a crescer”, destaca.

“Somos nós que vamos colocar em prática as políticas sociais que vão nos tirar dessa situação. Por isso, nós precisamos deixar a zona de conforto, assumir a responsabilidade e saber que o nosso lugar é liderando as mudanças necessárias”, aponta.

O Presidente do PSDB em Santa Catarina e prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, destaca os esforços do partido para aumentar a representatividade feminina na política. “Tenho orgulho de dizer que em Concórdia, onde sou prefeito, a maioria dos cargos de primeiro escalão pertence às mulheres. Elas estão na linha de frente do governo tomando as decisões necessárias para melhorar a nossa qualidade de vida”, afirma. Pacheco destacou que ações como esta tentam mudar o fato de o Brasil estar no 115º lugar entre 140 países em representatividade feminina na política.

A coordenadora do PSDB-Mulher na região Sul, vereadora de Itajaí e pré-candidata a deputada estadual, Anna Carolina, destacou a capacitação das mulheres nas mais diferentes áreas da vida pública. “É comum vermos mulheres em pastas como a Assistência Social ou a Educação. Mas quando chegaremos a pastas como o Desenvolvimento Econômico e no Planejamento? É preciso avançarmos também nessas frentes”, apontou.

Os cursos regionalizados já passaram por Goiás, Paraíba, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul. Com a força-tarefa, o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB pretende identificar, qualificar e fortalecer candidaturas de mulheres, traçando como meta a eleição do maior número de deputadas estaduais, federais, senadoras e governadoras pelo PSDB.

Texto: Comunicação PSDB Mulher Nacional