Blog do Prisco
Destaques

Zé Milton propõe projeto de apoio às Cooperativas de Eletrificação Rural em Santa Catarina

Projeto busca garantir energia trifásica e sustentável o desenvolvimento no interior e nas áreas rurais no estado

Durante a reunião da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural – FECOERUSC realizada, na última semana, em Praia Grande, o deputado Zé Milton, que preside a FRENCOOP, explanou o projeto de sua autoria, cujo objetivo é apoiar as Cooperativas de Eletrificação Rural em Santa Catarina. A proposta visa a inclusão de um dispositivo na legislação estadual que concede benefícios semelhantes aos oferecidos à CELESC, a fim de fortalecer e expandir as redes elétricas nas áreas rurais do estado.

O projeto de Zé Milton, prevê a criação de um crédito presumido de até 20% do ICMS anual, que será destinado às cooperativas para financiar a instalação e melhoria das redes trifásicas. Além disso, até 50% do ICMS anual poderá ser direcionado para investimentos na construção de subestações e linhas de transmissão.

Para o parlamentar, ao oferecer esse crédito presumido, o Estado estará incentivando investimentos na construção e ampliação das redes elétricas, o que resultará em um fornecimento de energia mais eficiente e estável. “Ao permitirmos esse incentivo as Cooperativas de Energia, garantimos melhor qualidade no fornecimento de energia e damos condições para que nossos agricultores instalem novos e modernos equipamentos, para ampliar a produção rural, além de evitar quedas de energia e, consequentemente, perdas de produção”, comentou Zé Milton, ao ressaltar a importância das cooperativas ao longo dos anos para a expansão da rede elétrica catarinense.

De acordo com dados da FECOERUSC, o segmento leva energia a mais  277 mil propriedades e atende a mais de 1 milhão de catarinenses, desempenham um papel crucial no fornecimento de energia nas áreas rurais e no interior do estado.

“A construção de subestações e linhas de transmissão é uma demanda antiga do setor e sua realização irá assegurar o desenvolvimento das regiões, que enfrentam atualmente oscilações e quedas de energia”, declarou Zé Milton e finalizou ao argumentar que as melhorias são relevantes para setores agrícolas e pecuários, que dependem de energia elétrica intensiva para atividades como a produção de leite, suinocultura, avicultura e piscicultura. Bem como, irão beneficiar a irrigação das lavouras e o abastecimento de água por meio de poços artesianos, evitando oscilações e quedas de energia que ocasionam perdas e prejuízos no campo.

Ao final, Zé Milton falou aos presidentes e cooperados presentes da sua expectativa com tramitação do projeto. “Estou confiante de que este projeto de lei será aprovado e implementado, trazendo benefícios concretos para as regiões rurais de Santa Catarina. Podem contar com o meu trabalho e dos demais parlamentares da FRENCOOP para promover o desenvolvimento do setor e garantir que todos os catarinenses tenham acesso a uma energia confiável e sustentável”, finalizou.