Blog do Prisco
Coluna do dia

Pelo fim do supremo ativismo

Competente e preparado, o advogado André Mendonça é o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ocupará a vaga deixada por Marco Aurélio Mello, conhecido, entre outras coisas, por seu apego aos holofotes.

Não parece o caso do novo titular do puxadinho. Embora seja competente, discreto e preparado, diferindo de alguns membros da atual composição da corte, a indicação de Mendonça levantou a discussão sobre a forma como o STF é composto: passa longe da meritocracia. Basta ser amigo e leal ao rei de plantão.
Curiosamente, a esquerda, que nunca aceitou a derrota nas urnas em 2018, agora passou a discutir essa questão crucial. Enquanto o PT indicou a maioria das atuais supremas togas, estava tudo bem, tudo maravilhoso. Não se discutia o assunto. É muita hipocrisia.

Cristão da gema

André Mendonça é cristão e de direita, duas qualidades que por si só despertam o ódio canhoto. Daí não pode. Agora querem mudar a forma de escolha dos componentes do puxadinho.

Concurso público

A coluna defende, desde sempre, que a meritocracia e o concurso público sejam instituídos para definir os membros do Supremo. A esquerda, por conveniência de momento, passa a levantar o assunto. Mas só pela conveniência pontual. Amanhã, para eles, tudo pode voltar a ficar como está. Vai depender das circunstâncias. Desde 2019, os canhotos, fora do poder Executivo, deitaram e rolaram via STF para continuar mandando neste país. Criaram o caos para o atual presidente e seguem provocando, ultrapassando os limites e zombando. Até quando?

Apelo

Aliás, o senador catarinense Jorginho Mello fez um apelo público ao novo ministro. “Ajude. É um pedido que eu faço. Para que o supremo não faça tanto ativismo judicial. Ou não vai demorar muito e nós vamos ter que consultar o STF para tudo o que formos fazer. É preciso que seja mantida a harmonia entre os poderes, não se pode tirar do parlamento a autonomia que tem. Nós somos eleitos pelo voto soberano do povo. Pela sua serenidade e preparo, o senhor pode nos ajudar nesta causa.”

Potência laureada

Considerada o terceiro maior conglomerado industrial do setor de carnes e uma das maiores cooperativas de alimentos do Brasil, a Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) é a vencedora do 17º prêmio Melhores do Agronegócio 2021 concedido pela Revista Globo Rural, conquistando o título de Campeã das Campeãs.

Segmento

A empresa também foi escolhida como a melhor na categoria cooperativas, entre os mais de 20 segmentos do agro que foram avaliados. A premiação tem base em questionário de pesquisa e nas demonstrações contábeis enviadas à Serasa Experian, relativos ao exercício de 2020.

Números

Com 52 anos de existência, a Aurora Coop é formada por mais de 100 mil famílias espalhadas por 600 municípios brasileiros. Com uma capacidade de abate de 25 mil suínos/dia, 1,2 milhão de aves/dia e um processamento de 1,6 milhão de litros de leite/dia, a cooperativa vem crescendo e levando os seus mais de 800 produtos à mesa de milhares de brasileiros e para mais de 80 países. A cooperativa evoluiu a receita operacional bruta, em 2020, para 14,6 bilhões de reais e neste exercício de 2021 deve chegar próximo a 20 bilhões de reais.