Blog do Prisco
Manchete

Dois grandes temas na CCJ: Paulo Pimenta e a votação da PEC das Drogas

Duas reuniões que movimentarão a CCJ e que refletem a postura da presidente Carol De Toni, de pautar temas relevantes para o Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) terá uma semana intensa com dois importantes temas. A presidente da Comissão, Carol De Toni, conduzirá reuniões cruciais que envolverão a participação do Ministro Paulo Pimenta e a votação da PEC 45/23, também conhecida como PEC das Drogas.

Na terça-feira (11), o Ministro da SECOM, Paulo Pimenta, será ouvido pela comissão para falar sobre a abertura de investigação que mira influenciadores, parlamentares e outros usuários das redes sociais sobre conteúdos publicados durante a tragédia do Rio Grande do Sul.

“A liberdade de expressão e o exercício pleno da fiscalização pelo Poder Legislativo são invioláveis em uma democracia de verdade. Sendo assim, é inaceitável requerer investigação de parlamentares que, cumprindo o seu dever constitucional, escancararam a condução duvidosa do governo federal nos desastres do Rio Grande do Sul. É por essa razão que a CCJ quer ouvir o Ministro Paulo Pimenta,” declarou Carol De Toni.

A CCJC também votará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/23, que visa criminalizar o porte e a posse de drogas. Já aprovada no Senado, em dois turnos, a PEC tem causado um grande debate entre diferentes setores da sociedade e é um passo importante para garantir a segurança e a saúde pública no Brasil.

A presidente da comissão ressalta que a grande maioria dos brasileiros repulsa a ideia de flexibilizar o uso de drogas no Brasil. “As drogas aumentam a incidência de roubos, destroem famílias e oneram em demasia o sistema público de saúde. Avançar com a PEC 45/23 é assegurar os direitos individuais previstos no art. 5º, os quais são: o direito à vida, o direito à segurança e o direito à propriedade,” afirmou Carol De Toni, destacando a importância de fortalecer a legislação contra as drogas.

Esses dois grandes tópicos refletem a postura proativa da CCJ sob a presidência de Carol De Toni, que tem se comprometido a pautar temas relevantes para a sociedade brasileira.

foto> Ag. Câmara, Banco de Imagens, divulgação

Posts relacionados

CCJ do Senado aprova destaque do senador Esperidião Amin para que seja obrigatório o voto impresso para fins de auditoria

Redação

Uvesc defende mudança na aplicação do limite de 120 dias para convocação de vereadores suplentes

Redação

Cel Armando propõe que Câmara dos Deputados possa abrir impeachment de ministros do STF

Redação