Blog do Prisco
Manchete

Amin argumenta em favor da limitação de supremas decisões monocráticas

Relator da PEC que limita decisões monocráticas do STF, Esperidião Amin participa de debate sobre o tema no Senado Federal

O Senado Federal debateu nesta quinta-feira (19) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 8/2021, de relatoria do senador Esperidião Amin, que impede que tribunais superiores, entre eles o Supremo Tribunal Federal (STF), tomem decisões de maneira monocrática. A proposta faz com que decisões tomadas apenas por um magistrado não suspendam a eficácia da lei, de atos normativos com efeito geral ou de presidentes da República, do Senado, da Câmara ou do Congresso.

A PEC aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça também estabelece que pedidos de prazo para estudar processos só sejam concedidos coletivamente e por prazo máximo de seis meses.

DECISÃO MONOCRÁTICA

Decisão monocrática é quando apenas um magistrado toma uma decisão sobre uma ação. Hoje, decisões individuais proferidas por ministros do STF passam por uma decisão colegiada, que pode manter ou derrubar o entendimento do relator do julgamento.

A Sessão de Debates teve a participação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do autor da PEC, senador Oriovisto Guimarães, do advogado e membro vitalício do Conselho Federal da OAB, Antônio Nabor Areias Bulhões, do professor da Faculdade de Direito da UnB, Miguel Godoy, e demais senadores.

Confira em vídeo, parte da manifestação do senador catarinense.

Posts relacionados

Balneário Camboriú pode receber debate sobre Cassinos no Brasil

Redação

Carol De Toni assume presidência da Frente Parlamentar do Livre Mercado em evento prestigiado por lideranças nacionais

Redação

PEC da Segurança: De Toni denuncia centralização e alerta para riscos à autonomia dos estados

Redação