Blog do Prisco
Notícias Últimas

Audiência pública vai discutir riscos da pandemia aos trabalhadores de frigoríficos em SC

Debate foi proposto pela deputada Luciane Carminatti (PT)
Na próxima segunda (29/03), às 14h, a Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública virtual para tratar da saúde e segurança do trabalho nos frigoríficos de Santa Catarina. O setor emprega mais de 50 mil pessoas no estado; somados os empregos indiretos esse número chega a 480 mil.

Desde o início da pandemia, os frigoríficos têm se mostrado ambientes propensos à contaminação pelo novo coronavírus devido à umidade, baixa ventilação e pouco distanciamento nas linhas de produção, o chamado “ombro a ombro”.

Dados do Ministério Público do Trabalho chegaram a indicar que quase 5% do total de contaminados em SC eram trabalhadores do abate e processamento de carnes e derivados, em julho de 2020, com mais de 3 mil casos confirmados, sem contar os suspeitos.

Um dos assuntos da audiência pública será o cumprimento da Norma Regulamentadora (NR) nº 36, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que estabelece critérios de saúde e segurança para o trabalho no setor.

O debate foi proposto pela deputada Luciane Carminatti (PT) e aprovado pela Comissão de Agricultura e Política Rural. “Vamos envolver o setor agroindustrial, os sindicatos, o Ministério Público do Trabalho, para conferir as condições reais e o que pode ser feito para garantir, acima de tudo, a vida dos trabalhadores de frigoríficos em Santa Catarina diante do pior momento da pandemia”, anunciou a parlamentar.

A audiência pública será transmitida pelos canais de comunicação da Assembleia Legislativa.