Blog do Prisco
Destaques

Avança no Parlamento projeto da deputada Paulinha que prevê a criação de região metropolitana

Um passo importante foi dado nesta terça, dia 08 de junho, no Parlamento catarinense para a criação da região metropolitana de Joinville, Jaraguá do Sul e Planalto Norte.

Com parecer favorável do deputado Coronel Mocelin (PSL), a Comissão de Constituição e Justiça aprovou a admissibilidade do PLC 1/2021, de autoria da deputada Paulinha (PDT). O texto, que inicialmente previa a criação da região metropolitana de Joinville, recebeu uma emenda da própria autora determinando a criação também de modelos semelhantes para Jaraguá do Sul e do Planalto Norte.

As três regiões serão formadas pelas cidades de Araquari e Joinville; Jaraguá do Sul e Guaramirim; e Canoinhas e Três Barras. A primeira delas, cita o projeto, prevê que os municípios de Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul formem a área de expansão metropolitana. Para a segunda, isso ocorre com Barra Velha, Corupá, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroder. Já para a terceira, estão previstas as cidades de Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Itaiópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Mafra.

O texto será analisado na Comissão de Finanças.

A deputada Paulinha fez questão de agradecer o apoio do Parlamento nessa iniciativa, destacando que é apenas um instrumento, uma ponte para que a vontade popular seja escutada e solidificada.
O vereador Lucas Souza, de Joinville, responsável em apresentar a demanda para a deputada Paulinha estava presente a sessão e fez questão de agradecer o empenho e o apoio da parlamentar que foi sensível a acolher este pleito.