Blog do Prisco
Destaques

Campanha “O que você tem a ver com as finanças públicas?” é apresentada na Alesc

A campanha “O que você tem a ver com as finanças públicas?”, lançada em setembro deste ano pelo Sindicato dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas de Santa Catarina, foi apresentada pelo presidente da entidade, Sandro Medeiros Alves, no Parlamento, durante a suspensão de dez minutos da sessão plenária na manhã desta quinta-feira (23).

O proponente da iniciativa foi o presidente da Casa, deputado Mauro de Nadal (MDB).

Sandro Medeiros Alves contextualizou que o desafio da campanha é conscientizar os catarinenses sobre a importância de entender onde e como são investidos os recursos arrecadados pelo Estado.

“Por isso, agradecemos o espaço cedido pelo Parlamento estadual e solicitamos o apoio de todos os deputados e deputadas para que disseminem a mensagem de despertar no cidadão a importância de se preocupar com as finanças públicas”, avaliou.

Balanço Cidadão

Ele informou que desde 2017 a Secretaria de Estado da Fazenda publica anualmente o “Balanço Cidadão”, que é outro instrumento criado para apresentar as informações sobre a situação fiscal e econômica do Estado de forma simples e acessível à população.

O material é produzido por Auditores Estaduais de Finanças Públicas que atuam na Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais, e é uma versão didática do Balanço Geral do Estado, entregue anualmente pelo governo ao Tribunal de Contas (TCE/SC).

“É uma iniciativa de comunicação direta, que fala com o catarinense, reforçando que a gestão das finanças públicas impacta diretamente na sua vida”, avaliou.

Parceiros

O presidente do Sindicato informou que a campanha “O que você tem a ver com as finanças públicas?” contou com o apoio de importantes parceiros institucionais, como a Secretaria de Estado da Fazenda, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas e Assembleia Legislativa. “Grandes parceiros que se engajaram em disseminar essa mensagem. Porque nada se faz sozinho, temos que construir juntos”, afirmou.

Ainda de acordo com Sandro Medeiros, é a gestão das finanças públicas que cria as condições para que os recursos disponíveis nos cofres do Estado possam ser investidos em diferentes áreas e ações, como educação, saúde, segurança e infraestrutura, impactando a vida de toda sociedade.

Ponto de partida

Ainda como destacou, a  campanha “O que você tem a ver com as finanças públicas?, é o ponto de partida para esclarecer conceitos sobre o processo de gestão e mostrar a importância da capacitação e qualificação dos servidores que atuam na área.

Para ampliar o alcance da mensagem, além de publicações nas redes sociais, na mídia e em outdoors, Medeiros destacou a importância do envolvimento das escolas. “Queremos levar para as redes de ensino essa mensagem, envolvendo crianças e jovens nesse despertar”, pontuou.

Os parlamentares parabenizaram o presidente do Sindicato dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas pela iniciativa, que permite que a população acompanhe com clareza e transparência a respeito desse tema.

foto>Sandro Alves – Sindaf / Bruno Collaço, Ag. Alesc, divulgação