Blog do Prisco
Notícias

Carmen reforça pedido de convocação de Vaccari na CPI dos Fundos de Pensão

A deputada federal Carmen Zanotto, cobrou, nesta quinta-feira (20), que a CPI dos Fundos de Pensão convoque o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, para prestar esclarecimentos sobre seu suposto envolvimento em operações fraudulentas que resultaram em prejuízo bilionário no Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios.

Segundo a parlamentar, o depoimento do presidente da Associação dos Profissionais dos Correios, Luiz Alberto Menezes Barreto, nesta quinta-feira, reforçou o comparecimento de Vaccari à comissão parlamentar de inquérito que investiga o esquema de corrupção no Postalis, Previ (Banco do Brasil), Petros (Petrobras) e Funcef (Caixa Econômica Federal).

carmen zanotto cpi fundos de pensão“O depoimento reforça as suspeitas sobre o ex-tesoureiro do PT, que, ao que parece, além de ser o operador do partido no esquema do Petrolão, ampliou suas teias no Postalis. Isso reforça a sua convocação pela CPI”, afirmou Carmen.

O nome de Vaccari Neto foi citado quando Carmen pediu a Menezes que falasse nomes dos autores e de empresas suspeitas de “operações criminosas” nos investimentos do fundo de pensão.

“Não gostaria de citar nomes, mas vou dar algumas indicações. Há um fundo de investimentos chamado Planner, que deve ser investigado. O Planner está ligado à Bancoop, cooperativa do Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo, dirigida por Vaccari Neto. Esta cooperativa levou à ruína milhares de famílias. O processo corre na Justiça”, revelou o dirigente.

A Planner Corretora de Valores também está sendo investigada pela Operação Lava Jato. Relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) entregue aos investigadores da Operação Lava Jato, que desmontou esquema de corrupção na Petrobrás, registrou uma movimentação considerada suspeita em 2009 de R$ 18 milhões envolvendo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, ligado à CUT, ao Bancoop.

Carmen Zanotto estuda ainda convocar os diretores dos fundos Riviera Investimentos, Socopa Corretora Paulista e Ivocati. As empresas também foram citadas por Menezes Neto durante o depoimento.

O requerimento de convocação Antonio Vaccari Neto foi um dos primeiros a ser protocolado pela deputada Carmen Zanotto e outros deputados do PPS na CPI dos Fundos de Pensão.

Foto: Ag. Câmara, arquivo, divulgação