Blog do Prisco
Notícias

Clima chuvoso pede atenção especial à dengue, alerta Caropreso

A prestação de contas da Secretária de Estado da Saúde foi o tema central da Audiência Pública realizada na manhã de hoje na Assembléia Legislativa. No evento, promovido pela Comissão de Saúde, o Deputado Dr. Vicente destacou que uma atenção especial deve ser dada ao combate a proliferação da dengue que pode se agravar com as fortes chuvas e a chegada do verão. Da mesma forma se mostrou preocupado com o aumento alarmante de pessoas infectadas com o vírus da AIDS em Santa Catarina.

CAROPRESO SAÚDEA regionalização da saúde foi outro assunto colocado em pauta pelo Deputado, pois segundo ele esta medida vai aumentar o acesso da população à medicina de média complexidade do Sistema único de Saúde (SUS) reduzindo a fila de espera.

O Parlamentar recomendou para que nos próximos relatórios fossem utilizados indicadores como o total gasto por paciente nos hospitais públicos, ou o investimento per capita do estado na saúde. “É preciso indexar alguns itens”, completou. Assim fica mais fácil visualizar o orçamento.
Se mostrando preocupado com a atual realidade, Dr. Vicente perguntou para o procurador da república em Santa Catarina, Maurício Pressutto, se ele sabia de alguma ação querendo processar o Ministro da Saúde por uma tabela do SUS defasada a mais de 20 anos. “Somente prefeitos e secretários de saúde recebem processos e são eles que são obrigados a garantir o atendimento à população com recursos insuficientes”, disse

O deputado é o vice presidente da comissão e tem acompanhado desde o início do mandato as questões relacionadas à saúde em Santa Catarina.

Foto: Ag. Alesc, divulgação