Blog do Prisco
Notícias

Deputado Décio Lima pede ajuda para o Porto de Itajaí em Brasília

O deputado Federal Décio Lima (PT – ao lado do ministro na foto de capa) esteve reunido, esta semana, com o Ministro dos Portos Helder Barbalho (E na foto de capa) em Brasília. O assunto em destaque foi o pedido de ajuda para o Porto de Itajaí que está operando com restrições, depois que a profundidade do canal foi afetada devido às fortes chuvas.
A reunião contou com a presença do Fórum Parlamentar Catarinense e representantes do porto. Durante a exposição do problema, o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres, relatou que a draga de manutenção do canal portuário é restrita, e tem uma capacidade de dragagem de 200 mil metros cúbicos por mês, bem inferior aos 3 milhões de metros cúbicos de demanda atual decorrentes das forte chuvas.

De acordo com o deputado Décio Lima seria necessária a liberação de 40 milhões de reais para dragagem. O Ministro Hélder Barbalho prometeu trabalhar o caso com procedimento de urgência, encaminhando uma diligência local para avaliar a situação do porto. A proposta de Hélder é abrir um processo pedindo crédito extraordinário por situação de calamidade.

DÉCIO LIMA ANVISAANVISA

A falta de efetivo e o alto volume de trabalho no Porto de Itajaí foi tema de outra reunião no mesmo dia na ANVISA também em Brasília. A reunião solicitada pelo deputado Décio Lima contou com a Presença do Diretor-Presidente da ANVISA, Jarbas Barbosa (E na foto interna), Superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres, Superintendente do Porto de Navegantes, Osmari Castilho e outros representantes do Porto e empresas.
O pedido é que a ANVISA reponha novos Funcionários para auxiliar na liberação de todas as cargas de contêineres importados e exportação . Em média são realizadas cem liberações por dia. Além disso, fiscalizam as cargas vindas pelo Aeroporto de Navegantes, os cinco terminais portuários de Itajaí e Navegantes, os dois terminais retroportuários, as plataformas de petróleo em alto-mar e também emitem o certificado de vacinação internacional.

Fotos: divulgação